De acordo com a médica veterinária Luana Ruthes, cães sempre vão ter necessidades básicas, como: ração, anti pulgas, banho, vacinas e consulta veterinária. Mesmo assim, algumas raças são menos propícias a desenvolverem doenças do quer outras, porém nenhum animal fica isento de ter. Confira as raças sugeridas para ter poucos gastos:
5 - Border CollieÉ uma raça de porte médio, entre 10-25 kg, por isso o gasto com ração é maior. O cão pode desenvolver glaucoma, displasia coxofemoral ou lúpus, em geral são bem saudáveis. A raça é tranquila, mas o tutor precisa ter um quintal, levar à creche ou para passear.
4- Fox PaulistinhaDe porte pequeno, a raça pode chegar até 10kg. Doenças endócrinas, diabetes e cataratas podem se desenvolver na raça, apesar disso, tem baixo custo por ter pelos curtos, é companheiro e não demanda tanta energia.
3- Chihuahua de pelo curtoUma das menores raças existentes, a raça de pelo curto exige menos idas para o banho e tosa. O cão pode ter problemas cardíacos, articulares e patelar. São tranquilos, não são agressivos, mas têm melhor relação com adultos do que crianças.
2- Jack russell terrierA raça é de porte pequeno. São companheiros, porém arteiros. Os tutores precisam ter cuidado para o cão não desenvolver obesidade.
1- SRD de porte pequenoVira-latas não costumam ter problemas pontuais, por isso têm poucos gastos em relação à doenças. Outro ponto é que o futuro tutor pode adotar, e dessa forma, não terá gastos com a compra.
Produção: RIC.com.brWeb stories: Jessica de HolandaSupervisão: Jonathas Bertaze