Vestibular: veja dicas importantes para a reta final da preparação
Candidatos precisam focar em revisão e abusar dos testes simulados disponíveis na internet
O segundo semestre é marcado pela tensão de muitos estudantes que pretendem prestar vestibular. A reta final da preparação exige atenção dos candidatos e alguns cuidados, para que todo o processo não seja comprometido. Entre as recomendações estão revisões focadas, testes simulados e dias tranquilos às vésperas da prova.
Nesta quinta-feira (22), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerra as inscrições para o vestibular 2025. As provas de uma das principais universidades públicas do estado serão realizadas no dia 20 de outubro, então, a partir do fim do prazo das inscrições, os candidatos possuem cerca de dois meses para finalizar a preparação.
Para a coordenadora do projeto Aprova, Thais Nascimento, algumas técnicas podem ser exploradas na reta final visando o melhor resultado no dia das provas. “Os estudantes devem focar em exercícios dos temas que mais caem no vestibular, focar sempre nos exercícios da banca que pretendem prestar no vestibular (UFPR, UFSC, UFRGS, USP, UNICAMP) e principalmente dar atenção especial à redação”, reforçou.
Diante do curto prazo para o vestibular, a coordenadora do cursinho solidário deixa algumas dicas para os estudantes:
- Revisão focada: priorizar os conteúdos mais recorrentes nos vestibulares anteriores
- Resolver provas anteriores: isso ajuda a familiarizar os alunos com o estilo das questões e o tempo necessário para resolvê-las
- Simulados: realizar testes nas mesmas condições do vestibular, incluindo tempo cronometrado, pode ajudar a treinar a gestão do tempo e a resistência mental
- Estudo em grupo: as dúvidas de colegas podem ajudar nos estudos, assim como discutir temas e revisar conteúdos de maneira mais dinâmica
O professor de Física e orientador educacional do Curso Positivo, Luis Fernando Cordeiro, também reforça a importância de definir metas na reta final, diante do curto prazo para as provas.
“Faltando dois meses para a prova, é muito difícil o aluno pegar o conteúdo do ensino médio, o conteúdo que está no programa da Federal e ir estudando, ticando cada um deles. Não existe tempo para isso. Então, num momento como esse, é fundamental fazer provas anteriores”, contou Cordeiro.
Vestibular e a temida redação
Os professores de cursinhos preparatórios também destacam a necessidade de treinar a redação. Em muitos vestibulares, as redações possuem grande peso na nota e podem definir o futuro dos candidatos.
“A redação necessita ser enxuta e precisa para poder cumprir os critérios pedidos pelas bancas (ENEM, UFPR, etc). Um ponto importante é que a redação requer prática, o aluno deve fazer ao menos uma redação por semana. O aluno deve focar em repertórios “coringa” com constituição de 1988 e direitos humanos (educação, moradia, alimentação, dignidade, etc)”, comentou Thaís.
O professor Cordeiro também ressaltou que é fundamental o aluno ter conhecimento do tipo de redação exigido no vestibular que irá prestar.
“O Enem tem um formato muito próprio e a redação para o Enem, ela tem que ter determinadas características para obter uma nota alta. No caso da Federal também, só que a Federal tem vários tipos de redação que são cobrados. Então, é importante o aluno olhar no programa que a Universidade disponibiliza, está lá no site, ela tem essa informação, aí vai lá, olha quais são as formas de redação que podem ser cobradas e aí tem que procurar materiais de apoio”, completou Cordeiro.
Reta final deve ser de descanso
Já para a última semana antes do vestibular, a orientação do professor Cordeiro é tentar diminuir as horas de estudo e ter dias tranquilos para a realização das provas.
“Na semana que antecede a prova, ao contrário do que muitos acham, que é o momento de dar um gás, como os alunos falam, a última semana tem que ser uma semana muito diferente. Uma semana mais calma, uma semana mais tranquila, mais leve, com horas de sono adequadas para não estar sonolento na prova. Tem que cuidar da alimentação, em especial nos dois últimos dias, e, obviamente, no dia da prova, para estar bem fisicamente e psicologicamente. Nessa última semana tem que tentar dar uma relaxada, sair com os amigos, não para balada, mas talvez pegar um cinema, ou fazer qualquer coisa que goste de fazer e que traga leveza, para que o aluno possa sair para a prova no seu melhor. Mas tem que estudar sem exageros na última semana”, concluiu.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.