Volte a ser criança nas Cataratas

+Viagens

por Gislene Bastos
Publicado em 19 jan 2023, às 18h06. Atualizado em: 12 jan 2023 às 20h23.

Destino com alma e encanto. As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, tem localização estratégica e roteiros que atendem todo tipo de visitante; destino ideal para passeios românticos, lazer em família, compras e aventura. E são mais um dos #top5lugaresnobrasil que todo brasileiro deveria conhecer. Qual sua dica ou dúvida por lá?

Sempre que retorno às Cataratas, volto a ser criança. São 275 quedas d’água ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu dentro do Parque Nacional do Iguaçu, um dos maiores conjuntos de quedas d’água do mundo. A maioria tem em média 64 metros de altura, mas algumas chegam a 82 metros.

Reconhecidas como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, as Cataratas marcam a fronteira com a Argentina, de onde tb é possível avistá-las dentro do Parque Nacional Iguazú. Juntando as duas unidades são quase 250 mil hectares de floresta subtropical protegida. A área aberta ao turismo representa 0,5%. A Mata Atlântica preservada abriga uma rica diversidade, como onças-pardas e onças-pintadas, jacarés-do-papo amarelo e gaviões-reais. Araucárias e a peroba-rosa se destacam na vegetação.

Já as quedas tem vazão normal de 2 milhões de litros de água por segundo. Nos períodos de chuva esse volume aumenta até 10 vezes, o que coloca as Cataratas do Iguaçu como a terceira maior do mundo em volume de água. 

Caminhar pelas passarelas que dão acesso à Garganta do Diabo é experiência para viver uma vez na vida, pelo menos! O banho é certo, mas quem se importa? Leve capa de chuva e, se for um dia frio, roupa extra para trocar e voltar sequinho pra casa 😉

O ingresso geral ao Parque Nacional custa a partir de 63 reais. Visitantes do Mercosul pagam 85 reais e outros estrangeiros, 107 reais.  O funcionamento é diário das 9h às 16h. Há banheiros, lojas de lembranças, restaurante, mirantes, elevador panorâmico e um hotel de luxo no local.

Outras atrações são o voo panorâmico de helicóptero, trilhas pela mata a pé ou em jeep, passeios de barco pelo rio, caminhadas noturnas e observação de aves e animais silvestres.

Para aproveitar bem a viagem reserve de três a quatro dias.  INSCREVA-SE no meu canal https://www.youtube.com/gislenebastos Para conferir bastidores de vídeos, entrevistas, insights e a minha rotina siga no Instagram @gislenebastos_