Veranistas já podem aproveitar as atrações do Verão Maior Paraná
Quem passar a virada de ano no Litoral do Paraná já pode aproveitar as atrações do Verão Maior Paraná a partir desta quinta-feira (28). O Governo do Estado preparou um conjunto de ações e atividades repletas de entretenimento, lazer, esporte e diversão para quem tem como destino as praias paranaenses, incluindo as de água doce nas regiões Noroeste e Oeste do estado. Pelo tamanho e quantidade de atrações, estima-se que seja o maior verão do Brasil em 2023/2024.
A programação do Verão Maior Paraná se estende até 3 de março com atividades nas seis arenas montadas no Litoral e em outras duas em Porto Rico e São Pedro do Paraná, cidades que ficam às margens do Rio Paraná, no Noroeste.Há ainda três estruturas itinerantes, que levarão atividades diversas a Guaraqueçaba, Ilha do Mel, Antonina, Paranaguá, Morretes e outras cidades.
Nas arenas recreativas o público tem acesso às atrações fixas como paredão de escalada, tirolesa, tênis de mesa e futemesa, aulões de dança e ginástica e recreação infantil. Há ainda as quadras beach, montadas na areia da praia, para brincar à vontade com os amigos e familiares.
Em alguns momentos, as quadras abrigarão parte dos mais de 30 eventos esportivos programados, incluindo os Jogos de Aventura e Natureza, vôlei de praia, beach tennis, beach soccer, futevôlei, natação, handebol de areia e surf. Já está confirmada a participação de atletas e ex-atletas renomados como Giba, Emanuel e Amaral. 1.500 atletas estão inscritos para as competições.
Também haverá espaço para esportes mais radicais como o skate, motocross, BMX freestyle e o Transparaná – o mais importante evento de off-road do Estado, que terá o Litoral como ponto de chegada em 2024.
Em Matinhos, especificamente, onde ocorrem parte das ações, os turistas já podem usufruir do alargamento da orla, onde as obras de revitalização já estão quase 90% concluídas. É muito mais espaço e comodidade para diversão, descanso e lazer.
Shows para todos os gostos e idades
Quer música? Também vai ter! O Litoral recebe 34 shows com atrações paranaenses em palcos sunset, além de 27 atrações nacionais em grandes arenas, montadas em Matinhos e em Pontal do Paraná. Já estão confirmados nomes como Luan Santana, Roupa Nova, É o Tchan, Jorge e Mateus, Zezé Di Camargo e Luciano, Dudu Nobre, Chiclete Com Banana, Raça Negra, entre outros diversos artistas consagrados. Os shows iniciam dia 12 de janeiro e vão até 24 de fevereiro.
A temporada também conta com sustentabilidade, saúde, inclusão e segurança. Diversas ações ambientais e educativas serão realizadas em parceria com organizações como Instituto Água e Terra, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Copel e Sanepar.
Pessoas com mobilidade reduzida podem aproveitar o banho de mar ou água doce utilizando as cadeiras anfíbias. Elas são largas e possuem grandes rodas, adaptadas para acessar a areia e a água facilmente. Monitores estão disponíveis para ajudar. As cadeiras estarão disponíveis em seis pontos de acesso em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, além das praias de água doce de Santa Helena e Itaipulândia, municípios que ficam próximos ao Lago de Itaipu, na Costa Oeste do estado.
Estudantes de sete universidades estaduais paranaenses estarão no Litoral, entre os dias 28 de dezembro a 4 de fevereiro, atendendo o público com testes de saúde e ações culturais. Os turistas poderão fazer testes rápidos de sífilis e hepatite, aferição de pressão e exame de pele. O projeto Couro de Peixe, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), vai comercializar produtos artesanais feitos a partir do couro de peixe, uma iniciativa de geração de renda para as mulheres que aprendem a tratar a pele dos animais marinhos. A Unespar também atua com educação ambiental, mostrando o descarte correto do coco e reutilização da fibra da fruta como adubo e matéria-prima para artesanato.
Entre os dias 4 a 14 de janeiro, de quinta-feira a domingo, o Projeto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Manna Team, desenvolverá atividades para o público com manuseio de drones, jogos de robôs e games eletrônicos.
Tudo será supervisionado pelos quase mil agentes de segurança empenhados no Verão Maior Paraná, incluindo os guarda-vidas, atentos para qualquer situação de perigo na água.
Para saber de todas as atrações do Verão Maior Maior Paraná, clique aqui.