Sequência de feriados prolongados impulsiona turismo de Foz do Iguaçu
A sequência de feriados prolongados nos meses de abril e junho, aliada às datas especiais na Argentina e Paraguai, têm impulsionado o turismo de Foz do Iguaçu. A avaliação é do prefeito Chico Brasileiro, ao comentar o acumulado superior a 72,8 mil visitantes, apenas nos feriados nacionais de Tiradentes, Páscoa e Corpus Christi.
Leia mais: Parque Nacional do Iguaçu emociona cerca de 25 mil no feriadão de Corpus Christi
Se somar os dias das mães no Brasil e Paraguai, o aniversário de Foz do Iguaçu e o dia dos padres na Argentina, a visitação e a ocupação superam todas as expectativas. “A sequência de feriados de abril e junho mostrou, de forma extraordinária, uma visitação e ocupação acima das médias esperadas e próximas ao período pré-pandêmico”, afirma Brasileiro.
Principal termômetro do turismo da região, o Parque Iguaçu confirmou a tendência de alta e superou a projeção inicial para o feriado de Corpus Christi. No período, o atrativo compartilhado na fronteira da Argentina recebeu 25.466 visitantes com direito a vazão d’água especial, com milhões de litros acima da média.
A visitação, de quinta-feira a domingo (16 a 19 de junho), representa 80% do desempenho em 2019, antes da pandemia e com feriado prolongado de quatro dias, com 31.572 pessoas.
Comparando com o ano de 2020, período com restrições da pandemia, o Corpus Christi também foi celebrado em uma quinta-feira, proporcionando feriadão prolongado de quatro dias. Porém, em razão das limitações no turismo, o Parque Nacional teve somente 1.433 visitas na época.
Este ano, o dia de maior movimento no feriadão foi sábado (18), quando 10.120 turistas foram ao atrativo. Do total geral de visitantes, os brasileiros continuam sendo maioria – 67% do movimento. Os estados líderes são Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte.
Circuito da Itaipu
A Itaipu Binacional recebeu nos quatro dias do feriado prolongado, 7.654 visitantes, a maioria brasileiros. O indicador também aponta para a presença de estrangeiros da Argentina, Paraguai, Uruguai, Alemanha, Estados Unidos, entre outros.
A vista panorâmica da barragem da usina registrou a maior procura dos visitantes, com cerca de 5,5 mil ingressos. O complexo inclui ainda as opções de visita técnica dentro da barragem, o Refúgio Bela Vista e a iluminação da barragem, feita à noite.
A boa movimentação de turistas também garantiu a ocupação da rede hoteleira de Foz do Iguaçu, que é formada por 30 mil leitos em 180 estabelecimentos. Na última semana, uma projeção feita pela Secretaria de Turismo indicava uma ocupação média superior a 70%, com picos de 92% para algumas categorias.
O Aeroporto Internacional recebeu, nos quatro dias do feriado, aproximadamente 19 mil passageiros entre embarque e desembarque. A projeção, divulgada pela concessionária da estrutura, indicou um aumento superior a 183% no comparativo do mesmo feriado em 2021, quando 6,6 mil passageiros passaram pelo terminal.
Países vizinhos
A movimentação de turistas em Foz do Iguaçu refletiu no comércio de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). De acordo com a imprensa paraguaia, milhares de pessoas cruzaram a fronteira para ir às compras no centro comercial, em busca de produtos eletrônicos de última geração, perfumes e bebidas de qualidade.
Os turistas de Foz do Iguaçu, que optaram por conhecer a vizinha Puerto Iguazú, enfrentaram filas até passar pela imigração da aduana Argentina. Do outro lado da fronteira, os principais atrativos para os visitantes são a Feirinha, variedade de vinhos e a culinária do país vizinho.