Roteiro para curtir o mês do chocolate sem culpa

+Viagens

por Gislene Bastos
Publicado em 8 jul 2023, às 10h54. Atualizado em: 27 jul 2023 às 17h42.

A “Costa do Cacau”, trecho litorâneo no sul da Bahia, há 450 km de Salvador, abrange oito municípios produtores, sendo Ilhéus o maior deles. Na cidade respira-se uma atmosfera de riqueza em meio a ruas e casarios deixados pelos “barões do cacau”, cultura retratada nos livros do escritor Jorge Amado. É possível passear por lugares icônicos, como o Bar Vesúvio, conhecer o dia-a-dia das fazendas, fazer degustações e comprar chocolate fabricado artesanalmente.

No extremo sul do país, vale conhecer o Parque Mundo de Chocolate, em Gramado, na Serra Gaúcha. Por lá, o consumo ganha o charme dos dias gelados e da arquitetura inspirada nos prédios europeus. São sete salas com 200 esculturas que reproduzem alguns dos mais conhecidos pontos turísticos internacionais. A réplica da Torre Eiffel tem 4,22 m de altura de “puro chocolate”! O ingresso custa a partir de R$ 42.

Quem está na região sudeste pode seguir para Vila Velha, a 10 km de Vitória, capital do Espírito Santo, e conhecer a história de uma das maiores fábricas de chocolate do mundo. A Garoto foi fundada em 1929 e atualmente tem mais de 70 itens no portfólio, de bombons a sorvetes. O complexo industrial desenvolveu espaços voltados especialmente para visitação, como o Museu do Chocolate. Mas, para fazer o “chocotur” o ideal é primeiro conhecer o roteiro virtual e depois agendar a visita conforme a disponibilidade de datas.

Tem mais! A Hurb, empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil, também elaborou um roteiro para os chocólatras de plantão. Além dos destinos já citados, os agentes incluíram mais três endereços no eixo Rio-São Paulo.

Na Serra Fluminense, em 1953, as imigrantes Anne Katz (alemã) e a amiga Ruth Bucki (austríaca) começaram a fabricação artesanal dos chocolates Katz, em Petrópolis, para reproduzir os sabores da terra natal. A tradição de chocolate nas formas de tablete e bombons, além de biscoitos amanteigados e até pé de moleque gourmet é mantida no espaço que funciona também como cafeteria.

Já quem passa por Campos do Jordão, no interior paulista, muitas vezes sai com algum chocolate da marca Liége na sacola. A marca é a preferida pelos turistas na cidade, conforme as avaliações do TripAdvisor. A produção é toda artesanal e sem adição de conservantes, com destaque para sabores que vão dos mais tradicionais até os incomuns – como baunilha com amarena ou vinho do porto e caramelo de maracujá. A decoração da loja lembra os filmes natalinos de Hollywood.

Também em São Paulo, na cidade de Itapevi, a mega loja da Cacau Show, com espaço para até mil visitantes, atrai turistas dispostos a acompanhar a fabricação do chocolate ao vivo, por uma vitrine. No local também tem parque de diversões, cafeteria, gelateria, e venda de souvenirs exclusivos.

Vai uma promoção aí?

Então, que tal celebrar esse dia economizando? Na Croasonho, rede de franquias especializada em croissants recheados, hoje (07) a compra de dois sonhos de chocolate e uma Coca-Cola Original, rende ao cliente mais uma Coca-Cola Sem Açúcar. A rede possui mais de 70 lojas, em nove estados, além do Distrito Federal.

Já a Ferrero, indústria italiana especializada em mercearia fina e dona das gigantes Ferrero Rocher, Nutella, Kinder e Tic Tac, segue as tendências de mercado ao defender o consumo consciente de produtos de alta qualidade. Mais de 90% do portfólio da empresa é oferecido em pequenas porções ao consumidor. A empresa tem fábrica instalada em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, há 25 anos. O Brasil se tornou um dos 10 maiores mercados da companhia, que atualmente está presente em 170 países com 32 fábricas espalhadas pelo mundo. A multinacional se destaca em iniciativas de sustentabilidade e rastreabilidade de insumos e produtos.

INSCREVA-SE no meu canal https://www.youtube.com/gislenebastos   e para conferir bastidores, me siga no Instagram Gislene Bastos (@gislenebastos_)