Prainhas no Paraná: conheça as prainhas fora do Litoral

por Jessica de Holanda
com supervisão de Erick Mota
Publicado em 15 abr 2024, às 16h51. Atualizado às 18h57.

O litoral paranaense é o destino de muitos turistas para passar o verão e os feriados, mas as prainhas no Paraná, que ficam no interior, também são uma ótima opção. Além de terem menos turistas, a água doce não possui ondas, sendo mais tranquila para aqueles que querem relaxar e levar as crianças.

As chamadas “prainhas” são formadas por rios, lagos ou represas, sempre com água doce, e, muitas vezes, possuem uma pequena faixa de areia, o que lembra uma praia tradicional.

Elas estão espalhadas em uma extensão de mais de mil quilômetros pelas regiões Oeste, Noroeste e Norte do estado. Por isso, o portal RIC.com.br separou algumas prainhas para você conhecer e aproveitar com a família. Confira:

Prainhas da região Oeste do Paraná

A Costa Oeste do Paraná tem 170 quilômetros de extensão de prainhas artificiais do reservatório da Usina de Itaipu. Em Santa Terezinha de Itaipu, há eventos esportivos, culturais e recreativos durante todo o ano. Já em São Miguel do Iguaçu, a natureza e as atividades de pesca, recantos, piscinas e comidas naturais e orgânicas estão entre as programações feitas por turistas.

Em Itaipulândia, o atrativo é o Itaipuland Hot Park, Resort e Spa Thermal, maior parque aquático termal da América Latina. Moradores de Cascavel, Toledo, Palotina, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e arredores costumam frequentar alguns desses lugares. 

Prainhas da região Noroeste do Paraná

As prainhas do Noroeste do estado são abastecidas pelo Rio Paraná. Elas ficam na divisa com Mato Grosso do Sul e são bastante procuradas por moradores de Paranavaí, Cianorte e Umuarama.

Porto Rico, tem em média a largura de 1.500 metros e tem a área ideal para a prática de esportes aquáticos. O município oferece atrativos como: passeios de barcos, lanchas, mergulho e pesca esportiva. Entre as opções de prainhas estão: Praia de Santa Rosa, Praia do Carioca, Praia Cabeça da Ilha Mutum e a Praia do Toco.

Porto Camargo é outro município para quem busca tranquilidade. O lugar oferece restaurantes, pousadas e campings. Um dos destaques de Porto Camargo é a chamada Praia do Meião, formada por areias brancas e finas e pelas águas limpas do Rio Paraná.

Prainhas da região Norte do Paraná

Entre São Paulo e o Paraná, a região Norte é repleta de praias de água doce, baías, ilhas fluviais, cachoeiras e matas. Ribeirão Claro é uma das portas de entrada para conhecer a região, o local conta ainda com a Cascata do Gummy.

Em Siqueira Campos, Balneário da Alemoa, é realizado eventos, como o torneio de pesca à corvina. Há também balneários formados à beira dos lagos das usinas de Capivara, Taquaruçu e Rosana.

Antes de ir a esses locais, é importante se atentar a balneabilidade das prainhas, locomoção até o local – o acesso em alguns lugares se dá por meio de embarcações -, além das taxas que também podem ser cobrados.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!