Menor cemitério do mundo fica no Paraná e vira atração turística
Em 1996, o local entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes
No topo de uma colina, em Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, está um ponto turístico único do Paraná: “o menor cemitério do mundo”. O registro está no Guinness Book Brasil, o Livro dos Recordes, desde 1996.
Os moradores da Campina dos Andrades edificaram a capela em 1929. Eles a cercaram com um muro e um portão de ferro, vizinho a algumas lápides em um pequeno terreno de 19,25 metros quadrados. O local abriga ossadas de crianças falecidas prematuramente ou logo após o parto e, por isso, é chamado de Cemitério dos Anjos ou Capelinha.
Leia também:
De acordo com a prefeitura, a fama da capela começou na década de 60, quando uma moradora decidiu cuidar e preservar o espaço. Algumas mães ainda frequentam o espaço. Além disso, elas acendem velas às crianças, num sinal de respeito, prova de que a história permanece viva no imaginário da região.
A Capelinha é um dos muitos atrativos turísticos rurais de Rio Negro. Elas preservam cruzes em metal branco, assim como um espaço para velas e um altar com imagens de Nossa Senhora Aparecida.
Para chegar lá, o acesso é pela Estrada Geral Campina dos Andrades. No entanto, para garantir a visita guiada ao município e ao menor cemitério do mundo, é necessário entrar em contato com a Prefeitura Municipal e agendar.
Além do cemitério
Rio Negro pertence à Região Turística Rotas do Pinhão, que vai de Doutor Ulysses à Lapa. Além do lado inusitado, entre os atrativos mais tradicionais do espaço estão rotas de cicloturismo, montanhismo, parques e grutas, além do turismo gastronômico associado à formação cultural das cidades.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.