Ao longo de 2021, milhões e milhões de pessoas, no Brasil e no mundo, foram vacinadas com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. E consequentemente, o número de casos e de vítimas, passou a diminuir progressivamente. Com isso, inúmeros brasileiros já começaram a pensar naquela tão sonhada viagem ao exterior.

Até porque, depois de tanto tempo de restrições, isolamento, quarentena e fronteiras fechadas, muita gente não vê a hora de sair por aí e conhecer o mundão!

Agora, para isso, é importante se planejar, afinal, uma viagem para outro país não é algo tão simples – e, na maioria das vezes, nem barato.

Sendo assim, se você quer fazer uma viagem ao exterior pós-pandemia e quer saber o que você deve fazer para se planejar para isso, não deixe de conferir as dicas e informações a seguir!

Viagem ao exterior pós-pandemia: como se planejar

1. Planeje-se financeiramente

Se você está comprometido e tem como meta para o ano que vem (ou para os próximos) viajar para o exterior, você precisa começar se planejando financeiramente.

Isso porque, uma viagem ao exterior não é algo lá tão barato – ainda mais com o real tão desvalorizado.

Portanto, organize as suas finanças, faça pesquisas para verificar os custos da viagem e estabeleça um orçamento adequado.

Pesquise e anote, por exemplo, quanto você vai gastar com passagens, hospedagem, documentação, seguro viagem, transporte, alimentação, passeios e compras.

Além disso, não deixe de separar uma quantia reserva para emergências, afinal, nunca se sabe, não é verdade?

2. Faça pesquisas sobre o destino e sobre suas regras e requisitos

Após se planejar financeiramente, é importante que você faça pesquisas sobre o destino que você quer ir. 

Busque se informar ao máximo sobre ele, inclusive, sobre as regras, leis e requisitos para turistas.

Isso porque, mesmo com a diminuição nos casos de Covid-19 e a retomada (gradual) do turismo, viajar ainda não é a mesma coisa que em 2019 e em anos anteriores.

Hoje, existem novas regras e condições, e você precisa estar ciente disso para poder viajar.

Além do mais, vale a pena você fazer pesquisas sobre o destino para verificar como está a situação da pandemia por lá. Você não vai querer viajar para um destino que seja perigoso e arriscado, certo? Portanto, escolha seu destino com sabedoria.

3. Adquira um seguro viagem

Ao viajar para o exterior (e para destinos nacionais também), problemas e imprevistos podem acontecer. Todos estão sujeitos a isso.

Quer alguns exemplos? A sua mala pode ser extraviada, você pode ficar doente, pode se machucar no destino… obviamente que ninguém deseja passar por tais situações, mas elas podem acontecer.

Sendo assim, para evitar prejuízos e maiores transtornos, adquira um seguro viagem, ok?

Inclusive, vale ressaltar que este é um item obrigatório para muitos destinos no exterior. Ou seja, sem ele, você não entra no país.

4. Faça reservas

Ao fazer uma viagem ao exterior, uma reserva que você precisa fazer é a da hospedagem, afinal, você precisa de um lugar para ficar enquanto estiver no destino.

Porém, se o seu destino de viagem é bastante procurado e visitado, existem outras reservas que você deve fazer também. Por exemplo, de ingressos, passeios e, talvez, até de restaurantes.

Isso porque, se houver muita concorrência de outros turistas, você pode correr o risco de perder algo, de não conseguir uma vaga ou de não conseguir aproveitar algo como gostaria.

Portanto, tudo o que você puder reservar com antecedência, reserve. Assim, você diminuirá bastante as chances de se desapontar com algo que está lotado, esgotado ou indisponível.

E além dessas reservas, talvez ainda haja outra que você tenha que fazer para o dia da sua viagem.

Se você optar por ir com seu carro até o aeroporto, é interessante reservar uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo.

Então, se você vai pegar o voo em São Paulo, por exemplo, algumas semanas antes de viajar procure por um estacionamento no aeroporto de Guarulhos e reserve uma vaga para o seu veículo.

5. Monte um roteiro

Após resolver os itens anteriores, é hora de partir para uma parte mais divertida do planejamento… estamos falando aqui sobre a montagem do roteiro.

Nesta etapa, é de suma importância fazer bastante pesquisas na internet para analisar o que vale e o que não vale a pena ser conhecido e visitado no destino.

Então, leia artigos em blogs, assista a vídeos no YouTube, procure perfis no Instagram e vá anotando em um papel, no seu smartphone ou em seu computador, o que fazer e conhecer no destino.

Liste lugares, atrações, pontos turísticos e passeios para fazer e depois organize-os em ordem de prioridade, colocando, inclusive, endereços, horários de funcionamento e como você irá até o local, ou seja, qual meio de transporte você utilizará.

Ah! E seja coerente, ok? Não coloque muitas atividades para fazer por dia e nem muitos lugares para conhecer, pois talvez você não consiga dar conta e com isso, acabe ficando frustrado. Portanto, seja realista.

6. Obtenha a moeda estrangeira

Por fim, mas não menos importante, ao planejar a sua viagem ao exterior pós-pandemia, é de suma importância que você acompanhe o câmbio regularmente e obtenha a moeda que é utilizada no destino.

Afinal, você vai precisar dela para realizar pagamentos e fazer compras no exterior.

Então, meses antes de viajar, vá monitorando o valor da moeda estrangeira e adquirindo-a gradualmente, de modo que no final você consiga um bom preço médio por ela.

Como o câmbio oscila, evite comprar a moeda estrangeira de uma só vez – já pensou se você adquire ela justamente no dia que a cotação está mais alta?

E essas foram as principais dicas para você planejar a sua viagem ao exterior pós-pandemia! Esperamos ter te ajudado.