Autorizações de viagens para adolescentes e crianças crescem em 2024
O procedimento que pode ser feito de maneira digital para viagens nacionais e internacionais de crianças e adolescentes, aumentou 84%
As Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEVs) nacionais e internacionais, atingiram, no primeiro semestre deste ano, o recorde de solicitações de crianças e adolescentes desacompanhados de um responsável nos Cartórios de Notas de Curitiba. A procura pela autorização, necessária para crianças e adolescentes com menos de 16 anos.
Conforme o Colégio Notarial do Brasil (CNB), no primeiro semestre de 2024 os números mostraram um crescimento de 84% na procura do ato em relação ao mesmo período no período de 2023. Ao todo, foram 230 AEVs nos primeiros seis meses em relação a 125 entre janeiro e junho do ano passado.
Ainda segundo o CNB, a autorização digitalmente pode ser feita desde agosto de 2021 por pais ou representantes legais de crianças e adolescentes. Dessa forma, os menores de idade podem viajar desacompanhados pelo Brasil ou para o exterior. O documento ainda pode ser utilizado de maneira física ou digital para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR code no celular ou no papel.
Leia mais:
- Número de voos no Aeroporto Afonso Pena aumenta 70% durante férias escolares
- Número de voos internacionais dobra no Aeroporto Afonso Pena
Como realizar a Autorização Eletrônicas de Viagem para crianças e adolescentes
O processo é feito por meio da plataforma e-Notariado (LINK), onde os responsáveis podem abrir uma solicitação pela área “cidadão” do site e preencher as informações necessárias.
Os requerentes podem emitir o documento digitalmente por meio de videoconferência. Nesta opção, os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado, emitido gratuitamente pelos Cartórios de Notas. Caso deseje presencialmente, é necessário comparecer no Cartório de Notas mais próximo do CEP em que está.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.