Vendas do Alibaba em evento do Dia dos Solteiros superam US$74 bi

Publicado em 11 nov 2020, às 15h49. Atualizado às 15h50.

Por Josh Horwitz

HANGZHOU, China (Reuters) – O Alibaba disse que as vendas em suas plataformas de e-commerce durante o evento do Dia dos Solteiros superaram 74 bilhões de dólares nesta quarta-feira, mas o valor foi ofuscado pela queda de quase 10% nas ações do grupo após a China publicar o projeto de novas regras antitruste destinadas a empresas de internet.

O maior evento de vendas do mundo – superando a Black Friday e a Cyber Monday nos Estados Unidos – durou 11 dias neste ano e até agora gerou aos vendedores uma quantia 21 vezes maior do que a do Prime Day da Amazon no mês passado, que durou 2 dias.

Seu tamanho é tão grande que seu desempenho é amplamente considerado um indicativo da recuperação econômica pós-vírus da China.

“Por causa do Covid-19, muitos chineses não podem ir para o exterior”, disse o vice-presidente Liu Bo a repórteres. “Isso realmente estimula o consumo online.”

O desempenho até agora é um alívio para o Alibaba Group Holding, depois de perder cerca de 10% do seu valor de mercado na semana passada, quando reguladores suspenderam a listagem de sua subsidiária Ant Group.

O evento, iniciado em 2009, registrou no ano passado o recorde de 38,4 bilhões de dólares em vendas sob a métrica GMV.

O GMV do evento neste ano superava 498,2 bilhões de iuanes (74,1 bilhões dólares).

O desempenho trouxe pouco alívio para os investidores do Alibaba, que tinham atenções voltadas para o projeto de novas regras anti-monopólio que poderiam aumentar o escrutínio nos mercados de comércio eletrônico e serviços de pagamento.

As ações listadas em Hong Kong do Alibaba caíram 9,8%, em linha com outras gigantes chinesas da tecnologia.

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