Vendas da Apple superam previsões com impulso de Macs e Apple Watch
Por Stephen Nellis
SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) – A Apple divulgou nesta quinta-feira receita e lucro acima das expectativas de Wall Street, com o contínuo crescimento nas vendas de computadores e acessórios como AirPods ajudando a compensar o declínio nas vendas do iPhone.
Apesar do atraso no desenvolvimento de seu produto mais vendido, o iPhone, a empresa consistentemente superou as expectativas de vendas este ano e lançou uma série de novos produtos e serviços que seus clientes adotaram enquanto estavam isolados pelas medidas de restrição contra a pandemia. A empresa disse que a receita do quarto trimestre fiscal, encerrado em setembro, foi de 64,7 bilhões de dólares, enquanto o lucro foi de 0,73 dólar por ação, em comparação com as estimativas de analistas de 63,7 bilhões e 0,70 dólar por ação, respectivamente, de acordo com dados da Refinitiv. As vendas de iPhones caíram 20,7%, para 26,4 bilhões de dólares, declínio mais acentuado do que as expectativas de queda de 16,2%, segundo a Refinitiv.
Analistas antecipavam que os consumidores iriam adiar compras do iPhone até a chegada dos novos modelos 5G às lojas.
Em entrevista à Reuters, o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse estar “otimista” em relação ao ciclo do iPhone 12, com base nos dados dos primeiros cinco dias de vendas.
“O 5G é uma oportunidade única em uma década. E não poderíamos estar mais animados para chegar ao mercado exatamente quando o fizemos”, disse Cook. “Pelo menos nos Estados Unidos, as operadoras estão sendo muito agressivas.”
A Apple anunciou o iPhone 12 várias semanas depois da época em que costuma lançar novas versões do aparelho, o que significa que nenhuma venda do iPhone no fim de semana de lançamento do dispositivo está incluída nos resultados do quarto trimestre fiscal.
A companhia compensou as vendas voláteis do iPhone nos últimos anos com um crescimento constante em seu segmento de serviços, que inclui streaming de música e de vídeo. A receita de serviços cresceu 16,3%, para 14,5 bilhões de dólares, em comparação com estimativas de analistas de 14 bilhões. Cook disse à Reuters que o Apple One, um pacote de serviços pagos, será lançado na sexta-feira.
Cook disse à Reuters que a Apple tem 585 milhões de assinantes pagos em suas plataformas, acima dos 550 milhões do trimestre anterior e perto da meta de 600 milhões que a empresa estabeleceu para o final do ano-calendário de 2020.
A empresa anunciou uma série de novos Apple Watches e iPads que foram colocados à venda durante o trimestre. A mudança impulsionada pela pandemia ajudou a Apple a registrar aumentos de receita de dois dígitos em todas as categorias de produtos, tirando o iPhone, bem como em seus negócios de serviços.
A receita do segmento de acessórios cresceu 20,8%, para 7,9 bilhões de dólares, contra estimativa de alta de 13,5%, segundo dados da Refinitiv. As vendas de computadores Mac e do iPad subiram para 9 bilhões e 6,8 bilhões de dólares, respectivamente, ante previsão de 7,92 bilhões e 6,12 bilhões.
“O Mac teve seu melhor trimestre na história da empresa”, disse Cook.
((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))
REUTERS PS AAJ