Os resultados dos testes seguem em análise. (Foto: Divulgação)

A tecnologia Soundpower faz com que a vibração transmitida ao asfalto seja absorvida e convertida em energia para iluminar sinais ao longo de todo o trajeto

Na última quinta-feira (19), a ciclovia sobre a ponte do Rio Belém, localizada nas proximidades do Palácio 29 de março, no Centro Cívico em Curitiba, recebeu a instalação teste de um piso gerador de energia.

A tecnologia Soundpower, de origem japonesa, faz com que a vibração transmitida ao asfalto pelas bicicletas seja absorvida e convertida em energia para iluminar sinais ao longo de todo o trajeto, servindo de alerta durante a passagem de ciclistas e aos pedestres que, por ventura, estejam transitando pela ciclovia. Além disso, o equipamento permite a contagem do tráfego de bicicletas sobre a ponte.

A idealização do projeto se deu em outubro de 2017, durante uma visita de representantes da Jica e da Soundpower à Prefeitura de Curitiba, ocasião em que o prefeito Rafael Greca autorizou os testes. Os resultados dos testes seguem em análise.

*Do Tendências e Tecnologia