Aceleradora Sistema FIEP

Conectadas com institutos de pesquisa e indústrias, Aceleradoras do Sistema Fiep contribuem para o fortalecimento do ecossistema de inovação em todo o Paraná

A Rede de Aceleradoras de startups do Sistema Fiep foi criada para conectar o setor industrial a soluções inovadoras e tecnológicas.

Atualmente, a rede é composta por nove aceleradoras nas cidades de Curitiba, Pato Branco, Londrina, Maringá, Toledo, Cascavel, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

As áreas de negócio contempladas são transformação digital e Indústria 4.0; smart cities; agrotechs; fintechs; varejo techs; healthtechs, entre outras áreas com potencial de alto impacto para a economia, sociedade e meio ambiente local.

A Aceleradora Sistema Fiep, localizada no Campus da Indústria em Curitiba, está entre as 10 melhores incubadoras e aceleradoras do país de acordo com o Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto, edições 2018 e 2019.

Em junho deste ano, a Aceleradora foi credenciada pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação – CATI para a Lei de Informática (LI) e, em setembro, foi certificada como Centro de Referência para Apoio de Novos Empreendimentos (CERNE) 1.

Desde 2011, quando teve início o programa de aceleração, trinta startups dos mais diversos segmentos receberam o apoio do Sistema Fiep para a gestão do negócio e também para obter acesso a mercado e capital.

Investimentos captados pelas startups graduadas

Até o momento, os recursos captados pelas startups graduadas e em aceleração totalizam R$ 18 milhões, enquanto o faturamento gerado pelas startups gira em torno de R$ 4 milhões.

O sucesso se deve ao ecossistema no qual a Rede de Aceleradoras está inserida, com acesso aos principais ativos de inovação e tecnologia do Sistema Fiep, como os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação espalhados por todo Estado e o estreito relacionamento com as indústrias.

Desta forma, o Sistema Fiep vem contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Paraná, potencializando a conexão entre pesquisa aplicada, startups e indústrias, unindo demandas reais das empresas com as soluções tecnológicas mais inovadoras do mercado.

Processo de inscrição para aceleração

Para participar do programa de aceleração é necessário fazer um pré-cadastro no site www.senaipr.org.br.

A partir da análise deste pré-cadastro, a equipe verifica se a empresa está formalizada, se já tem um mínimo produto viável (MVP) e se tem potencial de parceria com o Sistema Fiep é agendada uma reunião presencial com a empresa para explicar o processo seletivo.

Após a entrevista e aprovação da documentação, é publicada a banca formada por empresas, investidores e parceiros estratégicos para seleção dos empreendimentos e, se a startup for aprovada, tem início o processo de aceleração que pode durar até 2 anos.