Seleção Brasileira conta com ajuda da tecnologia para conquistar a Copa 2018

Publicado em 25 jun 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 08h05.

Da redação

Na Copa 2018 a Seleção Brasileira conta com a tecnologia como sua grande aliada em busca do Hexacampeonato tão esperado pelos brasileiros.

A ajuda se dá por meio de um dispositivo de rastreamento chamado StatSports, que fica por baixo da camisa de cada jogador, cheio de sensores que o acompanhamento da localização, do ritmo, da velocidade e até das quedas e saltos dos jogadores.

A tecnologia, de origem irlandesa, também possui um processador que sintetiza os dados brutos e computa, em tempo real, a distância percorrida pelo jogador e o número arrancadas.

Embora o dispositivo já seja conhecido pelos esportistas, somente a partir deste ano a Federação Internacional de Futebol – Fifa, anunciou que os analistas das equipes poderão transmitir os dados e se comunicar com os treinadores durante os jogos. Dessa forma passa a ser a primeira vez  que as partidas e, até mesmo os treinos, serão influenciados pelas informações coletadas pelo GPS para planejar os exercícios, prevenir lesões e maximizar os resultados dos jogadores.

As Seleções de Portugal e da Alemanha também contratam os serviços da StatSports para a Copa 2018.