RG segunda via: no Paraná solicitação pode ser feita via internet; atualizado 2023
Para solicitar a segunda via do RG não é necessário ir até um posto do Instituto de Identificação com horário marcado. Basta fazer a solicitação via internet, por meio do sistema ‘2ª via rápida’, mas fique atento a opção não está disponível para todos os usuários. Você pode ver o passo a passo nesse site da Polícia Civil do Paraná.
Para fazer a solicitação, basta inserir os dados nos campos que aparecem no formulário.
Depois de preenchido, será gerado um boleto no valor de R$ 44,19 (valores atualizados em novembro de 2023). O requerente pode pagar em qualquer casa lotérica ou caixa eletrônico. Ou, se for o caso, o indivíduo deve comprovar que tem direito a isenção de custos.
E então, após concluir todos os passos, é só ficar atento a data de retirada do documento no posto de identificação.
Quem pode solicitar a segunda via do RG online?
Para fazer uso do sistema online de solicitação, a pessoa precisa ter seus dados digitalizados no Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná ou no Detran/PR.
Pois, nesse tipo de solicitação, não haverá alteração do documento anterior, apenas a data de expedição será atualizada. Assim, a segunda via é feita com base nas informações já registradas no banco de dados do Paraná. Isso incluí a foto, assinatura e impressão digital do cidadão.
No site para solicitar a segunda via do RG, ao inserir os dados pessoais, já é possível saber se o individuo pode, ou não, fazer uso do serviço online de atendimento.
Mensagem de celular avisa se o documento ficou pronto
Caso a pessoa tenha interesse, é possível facilitar ainda mais o sistema. Na hora de solicitar o documento, é possível inserir o número de celular para receber uma mensagem no momento em que o RG estiver disponível para a retirada.
Assim, quando a carteira de identidade ficar pronta, basta ir até o posto, realizar uma autenticação biométrica e pegar o documento novo.
Sistema facilita e melhora atendimento
O serviço ‘2ª via rápida’ existe desde 2016 e foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
O sistema além de facilitar a vida do cidadão, tende a melhorar o atendimento nos postos de atendimento do Instituto de Identificação da PCPR já que reduz a demanda presencial.