Renesas diz que estrago em fábrica de chips é pior do que o esperado
TÓQUIO (Reuters) – A Renesas avalia que o prejuízo causado por um incêndio em sua fábrica de chips no nordeste do Japão é mais extenso que o esperado, disse uma porta-voz da empresa nesta segunda-feira.
O fogo ocorreu em meio a uma escassez global de chips que atinge setores de veículos e de produtos eletrônicos. A Renesas é responsável por 30% do mercado global de microcontroladores usados em veículos e dois terços dos chips produzidos na fábrica que sofreu o incêndio são dedicados a veículos.
A empresa inicialmente havia informado que 11 máquinas foram danificadas pelo fogo deste mês na fábrica de Naka, mas o jornal Nikkei publicou nesta segunda-feira que o número de máquinas inutilizadas é de cerca de 17.
Embora a porta-voz da Renesas não tenha confirmado o número específico, ela acrescentou que a companhia vai se pronunciar sobre o tamanho do estrago até terça-feira.
A Renesas afirmou que vai levar pelo menos um mês para retomar a produção da linha de wafers de chips de 300mm na fábrica incendiada, mas a substituição dos equipamentos destruídos pode levar vários meses.
O incêndio, causado por um curto-circuito em um dos equipamentos, ocorreu após um terremoto que interrompeu a produção por três dias no mês passado.
Em 2011, a fábrica fechou por três meses depois de outro terremoto que devastou a costa no nordeste do Japão.
(Por Noriyuki Hirata)