Redes sociais auxiliam na prevenção do suicídio

Publicado em 11 set 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h51.

Da redação

Cada vez mais pessoas usam as redes sociais, e, cada vez mais usam essas plataformas como  ferramenta para alertar sobre os casos altos índices de casos de suicídio. Em Minas Gerais, por exemplo, estudos afirmam que pelo menos três pessoas tiram a própria vida.

Diante desses números alarmantes as redes sociais Twitter e Facebook lançam, nesta semana, ações que auxiliam na prevenção do suicídio.

O dia de ontem, 10 de setembro, é conhecido como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, o que se reflete por todos os outros 29 dias do mês, também conhecido como Setembro Amarelo e, o Facebook, por exemplo, está divulgando uma série de vídeos de conscientização, em parceria com a ONG Nova Escola.

Hoje, (11), é a vez do Twitter que estreia um serviço de notificações no Brasil em que, quando alguém buscar por temas relacionados ao autoextermínio, o primeiro resultado que aparecerá será um incentivo para que a pessoa procure ajuda.

As ações nas redes sociais incluem monitoramento de hashtags, palavras-chave, termos  ligados a automutilação, problemas emocionais e denúncias de outros usuários da internet, que podem indicar aos administradores da plataforma conteúdos com indício dessas questões.