Produtores sul-coreanos de games atraem jogadores e empresas com NFTs e criptomoedas

Publicado em 25 nov 2021, às 11h50. Atualizado às 11h51.

Por Joori Roh

SEUL (Reuters) – Os produtores de videogames da Coreia do Sul estão atraindo jogadores com serviços que usam tokens não fungíveis (NFTs), seguindo uma tendência que as empresas veem como o futuro do setor e gerando uma forte alta em suas ações nas últimas semanas.

A vantagem é que esses NFTs podem ser negociados por dinheiro digital, ou seja, criptomoedas. No entanto, os reguladores sul-coreanos baniram os jogos NFT do país por causa da preocupação de que esses novos serviços possam alimentar o vício entre adolescentes e muito jovens. Por enquanto, esses jogos são acessíveis apenas no exterior.

“Não é a tecnologia blockchain que estamos banindo”, disse uma autoridade do Comitê de Administração e Classificação de Jogos da Coreia do Sul à Reuters, sob condição de anonimato. “O que estamos dizendo ‘não’ é para a aplicação de NFTs que possam estar conectados a ativos reais”, disse.

Isso não impediu que a produtora sul-coreana Wemade avançasse com o lançamento global do game aplicado para NFT, MIR4, no final de agosto.

O jogo atraiu mais de 1,3 milhão de jogadores no exterior, fazendo com que o preço das ações da empresa disparasse mais de 600% desde o lançamento. O valor de mercado também disparou mais de 11 vezes, para 6,6 trilhões de wons (5,55 bilhões de dólares) durante o mesmo período.

No jogo MIR4 da Wemade, no momento, os jogadores só podem ganhar dinheiro garimpando “Dark Steel”, que pode eventualmente ser convertido na criptomoeda listada WEMIX.

A WEMIX tem sido negociada em uma faixa de 17,50 dólares a 21,64 dólares nas últimas 24 horas, em comparação com 0,21 dólar no início do ano, de acordo com a CoinMarketCap.

Apesar do obstáculo regulatório local, outros desenvolvedores sul-coreanos também estão procurando lucrar com a explosão dos NFTs.

“Ganhar costumava ser o objetivo principal dos jogos … mas com a integração de NFTs e criptomoedas, tornou-se mais do que apenas vencer a partida, mas um método de ganhar dinheiro”, disse Lee Sang-hun, analista da Hi Investment & Securities.

Neste mês, a NCSoft Corp afirmou que está aprontando o lançamento em 2022 de um game que inclui elementos de NFTs e blockchain. As ações da empresa saltaram no limite diário de 30% em 11 de novembro, quando a produtora fez o anúncio.

A Krafton, responsável pelo sucesso “PlayerUnknown’s Battlegrounds”, também viu suas ações dispararem, até 22% desde 11 de novembro, quando a empresa anunciou que estava avaliando a integração de NFTs em seus jogos.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAO0JJ-BASEIMAGE