Prefeitura de Curitiba lança app do transporte coletivo

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Publicado em 18 jun 2019, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h33.

Serviços e informações sobre o transporte coletivo de Curitiba agora estão na palma da mão. Com o aplicativo para celular Curitiba 156 os passageiros podem fazer bloqueio do cartão-transporte, consultar o extrato completo do crédito de passagens e ainda ver no mapa da cidade a localização em tempo real das 250 linhas de ônibus, os itinerários e horários.

Dentro do aplicativo Curitiba 156, basta clicar no ícone Meu Ônibus para as funcionalidades aparecerem. Se a opção for o itinerário, o sistema traça rotas para o cidadão, informa as linhas em tempo real próximo ao ponto exato do caminho em que está o ônibus.

Um ícone aparece acima do nome da linha selecionada mostrando se ela tem acessibilidade e ainda se aceita apenas cartão-transporte, além de estimar o tempo do trajeto. Outra vantagem desse aplicativo em relação a outras plataformas como o Google Transit, por exemplo, é que o Meu Ônibus mostra para o passageiro todos os pontos de parada da linha selecionada ao longo do trajeto.

Origem e destino

O Curitiba 156 usa a plataforma do Itibus da Urbs, que foi aperfeiçoada para virar aplicativo. Uma das novidades dessa nova versão é o serviço de Origem e Destino.

O cidadão digita o local onde está e o destino que deseja chegar e o aplicativo mostra quais são as opções de ônibus mais próximas do local de partida. “A opção de origem e destino não existia dentro da versão do Itibus”, explicou Vilson Kummel, gestor de Tecnologia de Informação da Urbs.

Consultar créditos

Ainda dentro do Meu Ônibus, é possível marcar a linha mais usada com frequência em “favoritar”, facilitando uma próxima consulta. O usuário do cartão-transporte pode consultar o saldo de créditos de passagem pelo aplicativo e obter um extrato simplificado dos usos do cartão.

Bloqueio e desbloqueio do cartão-transporte

Outra importante novidade que o aplicativo traz para o cidadão é a opção de bloquear ou desbloquear o cartão-transporte. Antes, para bloquear o cartão só era possível ligando para a Central 156 e, o desbloqueio pessoalmente num dos postos de atendimento da Urbs. Agora, em caso de roubo ou perda do cartão o titular pode fazer o bloqueio diretamente pelo aplicativo e do contrário, também desbloquear quando reaver o cartão.

Cadastro no aplicativo

Se o cidadão já tem conta no portal de internet da Central deverá ativar o Curitiba 156 utilizando o mesmo login e senha. Se ainda não tem, será necessário se cadastrar, ativar a conta por meio de um link enviado por e-mail e depois fazer o login com CPF e senha. Os sistemas são sincronizados.

No cadastramento da identificação é possível acrescentar uma foto de perfil e incluir a leitura digital por biometria, se o aparelho celular tiver esta funcionalidade e, inclusive, fazer login pelo Facebook.

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