Ministério Público pede aos brasileiros que reiniciem roteadores

Publicado em 8 jun 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 08h08.

Da redação

A Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) publicou, nesta quinta-feira (7), uma nota oficial solicitando aos brasileiros que reiniciem os seus roteadores para conter a propagação de um Malware, um software destinado a se infiltrar em um computador de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações, sejam elas confidenciais ou não.

Chamado VPNFilter, este Malware pode roubar informações pessoais, bloquear a internet ou mesmo direcionar os internautas para páginas falsas de bancos e lojas online para a realização de fraudes.

O intuito do pedido do Ministério Público para reiniciar os roteadores é que esta ação, além de conter o VPNFilter, também pode ajudar especialistas em segurança digital a detectar roteadores infectados.

A nota oficial ainda recomenda o uso de senhas mais elaboradas nos roteadores (aquelas que têm números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas) e a desativação de recursos de acesso remoto a roteadores–o que pode facilitar o trabalho dos hackers mal intencionados.

Para analisar o caso, o MP trabalha junto com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil em investigação sigilosa.