Mercado Livre cresce em meio à pandemia, com chinesa Ant no radar
Por Cassandra Garrison
BUENOS AIRES (Reuters) – O Mercado Livre, principal empresa de comércio eletrônico da América Latina, está acelerando seu mecanismo de pagamentos digitais conforme lojas online se transformam em meio à pandemia de coronavírus, tendo a China no radar.
As transações na plataforma do Mercado Pago, o braço financeiro do Mercado Livre, mais do que dobraram no segundo trimestre, e seu presidente-executivo, Osvaldo Gimenez, vê o chinês Alibaba e sua enorme unidades de pagamentos, Ant Group, como um modelo a ser seguido.
“Muitas das coisas que fizemos foram inspiradas em como eles trabalham na China”, disse Gimenez à Reuters, acrescentando que a unidade também tinha laços estreitos com a Tencent Holdings, a indiana Paytm e a norte-americana PayPal, que investiu 750 milhões de dólares no Mercado Livre no ano passado.
“Quando vimos o que a Ant Financial tinha feito com seu fundo de investimento, replicamos isso com nossos fundos de investimento na Argentina, Brasil e México”, acrescentou ele, referindo-se a um fundo do mercado financeiro para poupadores semelhante ao Yu’e Bao, da Ant.
A campanha de pagamentos do Mercado Livre oferece uma perspectiva tentadora de um ecossistema de e-commerce para carteira digital que poderia vir a dominar a América Latina da mesma forma como o Alibaba e a Ant são onipresentes na segunda maior economia do mundo.
O valor de mercado do Mercado Livre dobrou somente neste ano, para 61,6 bilhões de dólares, embora isso ainda esteja muito longe da estimativa de 250 bilhões de dólares da Ant. O fundo do Mercado Pago, que atrai poupadores a investir pequenas quantias para obterem retornos maiores do que os oferecidos por bancos, tem mais de 11 milhões de clientes, novamente muito menor do que a Yu’e Bao. Mas há espaço para um grande crescimento.
Metade da população da América Latina não tem contas bancárias e as empresas de pagamento digital estão crescendo, incluindo participantes como o aplicativo bancário Uala e os unicórnios dLocal e Nubank. O mercado de pagamentos móveis da região deve atingir 302,7 bilhões de dólares até 2025, de acordo com um relatório da consultoria PayNXT360, ante 50 bilhões de dólares em 2016.
Gimenez disse que os downloads do aplicativo do Mercado Pago aumentaram para quase se igualarem aos do Mercado Livre em alguns mercados, o que ele disse ser uma grande mudança em relação a dois ou três anos atrás, quando havia quase 20 downloads do aplicativo de comércio eletrônico para cada download do Mercado Pago.
As compras no Mercado Livre representam agora apenas 35% do total das transações do Mercado Pago à medida que mais pessoas usam a plataforma, que oferece pagamentos com código QR, cartões de débito, carteira digital e transferências, além de outras tarefas.