Mercado Bitcoin ofertará tokens de direitos do Vasco de mecanismo de solidariedade da Fifa

Publicado em 5 nov 2020, às 19h56. Atualizado às 20h00.

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) – A plataforma de negociação de criptoativos Mercado Bitcoin anunciou nesta quinta-feira uma parceria com o Vasco da Gama para lançar tokens atrelados aos direitos do clube de receber valores do mecanismo de solidariedade da Fifa.

O mecanismo é um dispositivo da Fifa que prevê que o clube formador de um determinado atleta tenha direito de receber um pequeno percentual do valor de suas futuras transferências, após ele já ter deixado o clube. Este percentual varia de 0,25% a 5%, dependendo do número de temporadas que o jogador tenha passado no clube no início de sua carreira.

Cada um dos 500 mil tokens emitidos funcionará como uma fração dos direitos que o Vasco possui dos recebimentos futuros de potenciais transferências de um pacote de 12 ex-jogadores do clube. O valor total da emissão é de 50 milhões de reais, calculado com base em uma estimativa da quantia que o Vasco deve receber através do mecanismo da Fifa dos 12 jogadores.

Como a quantia a ser paga através do mecanismo está diretamente atrelada ao valor de possíveis transferências dos jogadores, o token “é um produto de investimento com uma potencial variabilidade muito grande”, afirmou Gustavo Chamati, sócio e fundador do Mercado Bitcoin.

“Vai depender do desempenho desses jogadores, de quantas vezes eles serão transferidos ao longo da carreira”, disse ele, explicando que cada transferência de um dos jogadores inclusos no pacote gerará um pagamento proporcional ao investidor que comprar o token.

Na cesta, estão inclusos os direitos do mecanismo de ex-atletas do Vasco, como Philippe Coutinho, que está no Barcelona; Allan, do clube inglês Everton; Douglas Luiz, do Aston Villa; e Paulinho, que pertence ao Bayer Leverkusen.

O token deve ser disponibilizado em até 45 dias e a expectativa é de forte demanda, afirmou Chamati, acrescentando que também está em conversas preliminares com outros clubes brasileiros.

O Mercado Bitcoin, através de sua unidade MB Digital Assets, inicialmente comprará 20% do total de tokens por 10 milhões de reais que ofertará a investidores em sua plataforma, e receberá adicionalmente mais 5% dos tokens pelos serviços prestados. O Vasco da Gama deterá os 75% restantes e poderá ofertá-los a qualquer momento após a venda da parcela inicial do MB.

A empresa, que possui mais de 2 milhões de clientes, também permitirá futuramente a negociação dos tokens no mercado secundário de sua plataforma.

O movimento expande a atuação do MB no desenvolvimento de produtos financeiros alternativos, que no ano passado, já havia ofertado tokens de precatórios do Estado de São Paulo e até de consórcios de automóveis.

Os outros jogadores do pacote são o volante Souza, do Beşiktaş; Alex Teixeira, do Jiangsu Suning; Luan, do Palmeiras; Mateus Vital, do Corinthians; Alan Kardec, do Chongqing Lifan; Marrony, do Atlético Mineiro; Nathan, do clube português Boavista; e Evander, do norueguês Midtjylland.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGA41UC-BASEIMAGE