Investir em pessoas e tecnologia é o primeiro passo para um negócio escalável
*Por Daniel Scandian, CEO da MadeiraMadeira
A escalabilidade é um fator primordial para que uma empresa possa crescer. A missão dos diretores de grandes companhias é principalmente a de permitir que o negócio aumente seu nível de performance e rendimentos sem implicar em custos adicionais.
Ter um negócio escalável significa gerar mais emprego, renda e impacto. É reproduzir em grande quantidade aquilo que garante ganho de escala e produtividade sem demandar uma busca incessante por mais recursos: seja dinheiro ou mão de obra, na mesma proporção.
Para que a empresa cresça sem o obstáculo de dobrar os custos é essencial que possua três características: processo, metodologia e liderança com a visão clara. Ou seja, toda a equipe precisa ter consciência da missão e da visão da companhia e saber onde a organização quer chegar. Além disso, uma forma de obter sucesso é garantir um modelo de produção eficaz e que tenha um mercado pronto para receber um grande volume.
A inovação com certeza pode ser uma ótima aliada para crescer, mas o segredo para sair da caixa e alavancar o negócio pode estar dentro de casa. Buscar soluções arrojadas e novas é algo que deve estar no DNA de um empreendedor, e consequentemente dos diretores das grandes empresas. Mas algumas vezes é preciso olhar para dentro e criar o próprio caminho para seguir.
Às vezes acreditamos que a solução é contratar serviços terceirizados para dar vazão ao produto, mas talvez a chave para alcançar o crescimento pode estar dentro da própria empresa. Na MadeiraMadeira, por exemplo, ao buscar inovação para atingir objetivos cada vez maiores percebemos que era preciso investir em muito mais do que tecnologia. Precisávamos investir em pessoas.
É preciso recrutar profissionais que tenham a vontade de inovar e criatividade para ir além, não só executar. Busque investir em profissionais que tenham não só a capacidade técnica, mas também que sejam capazes de analisar a continuidade dos processos e pensar em quais os ganhos que aquele projeto trará para o cliente a curto, médio e longo prazo.
Para escalar também é interessante ter uma equipe de TI transversal para todas as áreas e especializadas em cada segmento. Deste modo é possível criar soluções específicas de acordo com as necessidades de cada time e otimizar a performance de cada equipe.
Quando falamos em internalizar processos isto certamente se traduz em mais velocidade. Por isso a primeira solução pode ser desenvolver a própria tecnologia para sanar as dificuldades. Com mais agilidade e eficiência nas operações, diminuem-se os erros e falhas no atendimento aos clientes. Por isso, ao adotar o uso de sistemas e ferramentas que permitem a padronização das atividades, é possível entregar um serviço final com mais qualidade.
Sobre o Daniel Scandian e a MadeiraMadeira
Daniel Scandian é CEO da MadeiraMadeira, maior loja online especializada em produtos pra casa do Brasil. Um modelo híbrido entre e-commerce e marketplace que possui mais de 600.000 artigos. Dividida em 9 áreas, a empresa conta com mais de 500 funcionários e está sediada em Curitiba.