Instagram desenvolve novo aplicativo para compras online

Publicado em 6 set 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h51.

O Instagram está desenvolvendo um aplicativo dedicado para a venda de produtos, cujo nome, ainda provisório de IG Shopping.

De acordo com o site The Verge, os usuários poderão navegar pelo catálogo de lojas e outros estabelecimentos comerciais que seguem no Instagram, e comprar, pelo próprio aplicativo, os produtos que lhes interessar. A ideia é expandir os domínios da marca Instagram para o e-commerce, tornando clientes do serviço, os lojistas que já utilizam o Instagram para anunciar seus produtos.

Segundo dados da empresa, o Instagram já contabiliza mais de 25 milhões contas de negócios, e cerca de 2 milhões destes investem em anúncios no aplicativo. Além disso, 4 de cada 5 usuários do app seguem pelo menos uma empresa em seus feeds.

Diante deste cenário o novo aplicativo criaria um lugar dedicado para que as marcas utilizassem o Instagram não apenas para trabalhar suas imagens, mas também para aumentar seus lucros de forma direta.

Muitas das empresas que atuam na plataforma já contratam serviços terceirizados, como o Shopify, para tornar a presença online mais lucrativa. Essas ferramentas atuam no Instagram oferecendo serviços como criação de galerias de fotos com links para o site do anunciante, moderação de conteúdo e agendamento de postagens.

O Instagram acredita que, ao criar uma ferramenta própria de e-commerce, poderá oferecer muito mais vantagens e trazer para si o público que já utiliza esses serviços de terceiros.

Essa não seria a primeira tentativa da empresa de usar seu principal aplicativo para ajudar comerciantes. Em novembro de 2016, o Instagram começou a testar uma nova função para venda de produtos, permitindo que as empresas marcassem um produto numa foto, possibilitando ao usuário abrir a página de compras a partir do Instagram. Essa ferramenta foi lançada oficialmente em março último, e a empresa, agora, está testando uma nova ferramenta que permitirá aos usuários efetuarem compras por meio dos Stories.

No entanto, ainda não há nenhuma previsão de quando, e se, o aplicativo será lançado.