Instagram aceita restrições sobre influenciadores pagos, diz regulador britânico
Por Huw Jones
LONDRES (Reuters) – O Instagram, do Facebook, concordou com medidas para reprimir a publicidade oculta dos chamados influenciadores em sua plataforma de fotos e vídeos, disse a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido nesta sexta-feira.
Influenciadores com milhares de seguidores podem ganhar remunerações elevadas de empresas para promover um produto no Instagram.
No que o regulador descreveu como uma importante mudança de comportamento por uma grande plataforma de mídia social, o Facebook Ireland, que opera o Instagram no Reino Unido, se comprometeu com um pacote de mudanças.
“Isso tornará muito mais difícil para as pessoas publicar um anúncio no Instagram sem rotulá-lo como tal”, disse o regulador em um comunicado.
O Facebook disse que a empresa está satisfeita por trabalhar com a CMA em seus esforços contínuos para aumentar a transparência sobre quando as pessoas são pagas para publicar conteúdo no Instagram.
“Também estamos orgulhosos de lançar um programa com o MediaSmart para ajudar a educar os jovens sobre o conteúdo de marca e como identificá-lo”, acrescentou o Facebook.
A CMA disse que tem investigado a preocupação de que muitos influenciadores estejam publicando conteúdo sobre empresas sem deixar claro que foram pagos ou receberam outros incentivos para fazê-lo.
Os influenciadores terão que confirmar e divulgar se receberam algum incentivo para promover um produto ou serviço.
O Instagram também usará tecnologia para detectar quando os usuários podem não ter divulgado claramente que um post é um anúncio, disse o regulador.