Hackers invadem site do Ministério da Saúde novamente

por Eduardo Teixeira
Com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 13 dez 2021, às 22h21. Atualizado às 22h22.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o site do Ministério da Saúde sofreu uma nova invasão hacker nesta segunda-feira (13). A tentativa começou durante a madrugada e, desta vez, sistemas internos como intranet, acesso ao e-mail corporativo e até mesmo a rede de telefonia ficaram fora do ar.

“Estamos trabalhando de maneira intensa para que tudo seja restabelecido. Houve outro ataque. Infelizmente, somos vítimas dessas figuras que têm, de maneira criminosa, tentando o invadir o sistema. Eles não conseguem invadir, mas tumultua, atrapalha”.

Afirmou o ministro, em entrevista à imprensa nesta noite.

Segundo informações do portal R7, os servidores da Saúde foram surpreendidos com o bloqueio total dos serviços nesta segunda. Os funcionários da pasta não conseguiam nem mesmo acessar usuários nos computadores para atualizar informações sobre a pandemia da Covid-19, avaliar informações de saúde em geral e atender a demandas dos estados. O corpo de funcionários foi dispensado, por causa da imprevisibilidade de retorno dos serviços digitais.

Desde o primeiro ataque à página, na última sexta-feira (10), alguns sistemas do ministério, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS foram comprometidos.

Funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital seguem indisponíveis até o momento.