Grab é avaliada em US$40 bi após maior fusão do tipo no mundo

Publicado em 13 abr 2021, às 15h10. Atualizado às 15h11.

Por Anshuman Daga e Aradhana Aravindan

CINGAPURA (Reuters) – A Grab Holdings, maior empresa de transporte urbano e de entregas por aplicativo do sudeste da Ásia, anunciou nesta terça-feira acordo para uma fusão com a empresa de propósito específico Altimeter Growth Corp, assegurando uma avaliação de quase 40 bilhões de dólares que abre caminho para uma listagem nos Estados Unidos.

A fusão, o maior acordo com uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC, na sigla em inglês) da história, ressalta o frenesi em Wall Street em torno da sigla, já que as “spacs” levantaram 99 bilhões de dólares nos EUA até agora este ano, após um recorde de 83 bilhões em 2020.

O acordo da Grab com a spac da Altimeter Capital inclui investimento privado de mais de 4 bilhões de dólares por investidores que incluem BlackRock, Fidelity International, Janus Henderson Investors e Temasek Holdings.

O investimento será liderado por fundos administrados pela Altimeter Capital, que vão aportar 750 milhões de dólares. As transações proporcionarão à Grab cerca de 4,5 bilhões de dólares em dinheiro. A Grab disse que sua decisão de se tornar uma empresa pública foi impulsionada por um forte desempenho financeiro em 2020, apesar da pandemia.

O anúncio marca uma grande vitória para os primeiros investidores da Grab, que incluem o SoftBank Group e a rival chinesa Didi Chuxing. A Grab foi avaliada em pouco mais de 16 bilhões de dólares no ano passado.

O aumento no valor da empresa valida a estratégia do cofundador da Grab, Anthony Tan, de explorar agressivamente o crescimento em novos setores e aumentar a participação de mercado ao injetar bilhões de dólares para localizar seus serviços e investir em economias de alto crescimento.

Com operações em oito países e 398 cidades, Grab é a startup mais valiosa do Sudeste Asiático.

A Grab, cuja receita líquida cresceu 70% no ano passado, ainda não se tornou lucrativa. Mas a companhia espera que seu maior segmento – entregas de comida – se equilibre até o final de 2021, à medida que mais consumidores adotem o delivery de refeições após a pandemia.

A empresa teve receita líquida ajustada de 1,6 bilhão dólares em 2020 e prevê alta para 4,5 bilhões em 2023. A companhia espera ter lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em 2023.

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