Facebook recebe aprovação para acordo em processo sobre reconhecimento facial

Publicado em 20 ago 2020, às 10h36. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h02.

BANGALORE, Índia (Reuters) – O Facebook recebeu na noite de quarta-feira aprovação preliminar de um tribunal dos Estados Unidos para acordo em um processo que acusa a empresa de coletar e armazenar ilegalmente dados biométricos de milhões de usuários sem seu consentimento.

Em julho, o Facebook aumentou oferta para um acordo no caso para 650 milhões de dólares. No processo, usuários do Estado norte-americano de Illinois acusaram a rede social de violar a Lei de Privacidade de Informações Biométricas do Estado.

A nova proposta reduziu preocupações do tribunal, levando à aprovação preliminar do acordo de ação coletiva, escreveu o juiz James Donato.

O Facebook supostamente violou a lei estadual por meio do recurso “Sugestões de tags”, que permitia aos usuários reconhecer seus amigos do Facebook a partir de fotos publicadas anteriormente, de acordo com o processo iniciado em 2015.

No ano passado, o Facebook concordou em pagar uma multa recorde de 5 bilhões de dólares para encerrar uma investigação da Federal Trade Commission sobre violação de regras de proteção de privacidade de dados dos usuários.

(Por Ann Maria Shibu)

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS AAJ

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG7J0V8-BASEIMAGE