Dono do Daily Mail processa Google por monopólio de espaços para publicidade online
Por Diane Bartz
WASHINGTON (Reuters) – O Daily Mail, dono do jornal MailOnline, abriu processo judicial contra o Google nesta terça-feira, alegando que o poder da gigante das buscas na venda de publicidade online faz com que os jornais vejam pouco da receita que seu conteúdo produz.
O processo federal contra o Google e sua empresa mãe, Alphabet, alega que o Google controla as ferramentas usadas para vender o inventário de anúncios, bem como o espaço nas páginas online dos jornais onde os anúncios podem ser colocados e a negociação que decide onde os anúncios serão expostos.
“A falta de competição pelo inventário dos editores deprime os preços e reduz a quantidade e a qualidade das notícias disponíveis para leitores, mas o Google sai na frente porque controla uma parcela crescente do espaço de anúncio que resta”, diz o processo.
A ação, movida pela empresa britânica no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Nova York, também diz que o Google “puniu” os portais que “não se submeteram às suas práticas”.
O Google classificou as alegações do processo como “sem mérito” e “imprecisas”.
“O uso de nossas ferramentas de anúncios não influencia na classificação de um site no Google Search”, disse o Google em comunicado que afirma que os editores têm muitas opções para vender espaço publicitário. “O próprio Daily Mail autoriza dezenas de empresas de tecnologia de publicidade a vender e gerenciar seu espaço de publicidade, incluindo Amazon, Verizon e muitas outras”, afirmou.