Coletivo Anonymous anuncia guerra cibernética contra governo russo
O coletivo hacker Anonymous declarou guerra cibernética contra o governo da Rússia após os ataques do país à Ucrânia na madrugada da última quinta-feira (24).
“O coletivo Anonymous está oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo”, anunciou o grupo por meio de uma de suas contas no Twitter.
The Anonymous collective is officially in cyber war against the Russian government. #Anonymous #Ukraine
— Anonymous (@YourAnonOne) February 24, 2022
O Anonymous também alega ter sido o responsável por ataques hackers a sites do governo russo e à rede de televisão estatal russa “RT News”. O porta-voz da presidência, Dmitry Peskov, confirmou que algumas páginas oficiais do governo russo apresentaram instabilidade na noite de quinta-feira (24).
Segundo o portal Correio Braziliense, o coletivo ainda afirmou que a Rússia estaria preparando um bombardeio em massa contra Kiev, capital da Ucrânia.
The Russian armed forces are preparing a large-scale bombing operation in the capital of #Ukraine.
— Anonymous (@YourAnonOne) February 24, 2022
Perfil brasileiro do Anonymous
Nesta sexta-feira (25), um dos perfis brasileiros do coletivo declarou apoio ao ataque contra sites do governo russo. O grupo destaca, no entanto, que “retaliar a invasão imperialista russa não significa um apoio nosso à OTAN, que é uma ferramenta de outra potência igualmente imperialista.”
Diversas células estão realizando ataques contra sites governamentais russos, em protesto à invasão da Ucrânia. Apoiamos esta posição. Retaliar a invasão imperialista russa não significa um apoio nosso à OTAN, que é uma ferramenta de outra potência igualmente imperialista. https://t.co/ySGOfp4zSv
— EterSec#Anonymous (@EterSec_) February 25, 2022