Cinco boas práticas de comunicação nas redes sociais
A percepção das pessoas está diferente. Marcas e profissionais podem conquistar o seu “lugar no mundo digital” ou podem perder a credibilidade por palavras e posicionamentos mal utilizados em questão de segundos.
As pessoas cobram um posicionamento e uma voz ativa frente a causas, movimentos sociais e sobre o momento que estamos vivendo. Marcas e profissionais que entregam conteúdo de qualidade, estão tendo a chance de vender mais e construir relacionamentos duradouros.
As pessoas têm buscado mais valor do que preço. Quando falo de valor, não tem a ver com dinheiro, tem a ver com ideias e posicionamentos. Por isso, listei cinco práticas para ficar atento e construir um relacionamento sólido com a audiência em todas as redes sociais.
1. Estamos em meio a uma pandemia, não seja bizarro
Você não precisa ser perfeito, ter uma vida de novela e viver exultando felicidade e gratidão ou estar em um lugar diferente do mundo toda semana.
Ser imperfeito é normal. Não tente passar a imagem de uma perfeição que não existe. Não seja insensível. Desapegue dos estereótipos. Isso vai te conectar muito mais com as pessoas, tendo ou não um objetivo comercial. Publicar fotos e hashtags só para ter mais likes, viver sorrindo, vestir mil marcas, tentar ser o mais legal o tempo todo pode cansar a sua audiência. Por isso, seja real independente da circunstância.
2. Anúncio com cara de anúncio não vende
Imagine que você, como empresário contrata uma agência de comunicação e pede para construir uma estratégia de anúncios. Passa as coordenadas para a agência, pedindo que eles cumpram à risca o que você falou, porque é você quem decide sobre a comunicação. A agência entrega, mesmo contrariada, sabendo que à campanha não vai dar resultado. Então, acontece o óbvio: a campanha não dá certo e você culpa a agência.
O episódio descrito no parágrafo anterior é o que mais acontece no dia a dia de quem trabalha com comunicação, seja online ou offline.
Hoje em dia, anúncio com cara de anúncio não vende mais. Você pode insistir quantas vezes quiser. Suas campanhas continuarão não tendo retorno desejado, você continuará jogando dinheiro e suas expectativas no lixo.
As pessoas buscam por experiências, conhecimento e novidades. Conteúdo de baixa qualidade não atrai atenção de ninguém. Minha dica é: entregue informação relevante, que não precisa ser necessariamente uma oferta sobre sua marca, produto ou serviço.
Você pode, pode por exemplo, ajudar as pessoas a serem mais produtivas, ensinar algo de interesse do seu público, informar, contar uma história que esteja conectada à sua rotina como profissional. A ideia aqui é ativar a core memory, despertando os sentidos, memórias afetivas e sentimentos. Dessa forma, será muito mais fácil atrair a sua audiência e construir relacionamentos verdadeiros e duradouros. Seguindo essa trilha, o aumento nas vendas será uma consequência.
3. Mostre quem você é, mas não exagere na exposição
Se você é um profissional que está começando agora nas redes sociais tenha em mente que para se destacar você não precisa ser o melhor em tudo. Caso você já desenvolve conteúdo, esse conselho vale em dobro.
Não inverta valores. Mostre autoridade, conhecimento e técnica no que você faz, sem exageros. Você não precisa disso. As pessoas estão cada vez conectadas a marcas e pessoas com propósitos claros. Leve a sua voz ao mundo com sensatez e equilíbrio. Compartilhe com as pessoas a sua visão de mundo, mas não se desconecte da realidade.
Nesse momento, é interessante mostrar o porquê e como sua empresa é essencial para o consumidor atravessar a pandemia. Isso pode ser feito independente do momento caso a marca já tenha construído uma identidade. Caso ainda não tenha, esse é um ótimo momento para repensar e ressignificar os valores da marca.
Outro ponto que é preciso reflitir é: eu acredito no que ofereço ao mundo? Viver em um universo paralelo está fora de moda. Acredite. .
4. Ensine, compartilhe, entregue conteúdo de valor
Sabe quando você está de bobeira rolando seu feed despretenciosamente e algo prende sua atenção a ponto de você parar para ler? Então, você precisa ser esse profissional que prende a atenção da sua audiência. Mas isso, não vai acontecer se você falar de si mesmo o tempo todos e usar frases vazias como “vendemos o melhor produto ou serviço” ou “nós somos os melhores do mercado”. Esse tipo de posicionamento é muito ultrapassado.
Hoje, as pessoas querem saber como serão melhores depois de ler, assistir ou ouvir o que você tem a dizer. Por isso, mostre que você também está disponível para ajudar em outros aspectos das vidas dessas pessoas como desenvolver uma nova habilidade ou ganhar produtividade. Outras estratégias que fucionam são citar fontes de pesquisas, fazer uma curadoria esperta de conteúdos e novidades de sua área e seja divertido, sem extrapola – exceto se você tiver licença poética e for um humorista ou um artista muito bem posicionado.
Caso esse aspecto da comunicação seja muito complicado para você assumir sozinho, convide especialistas em marketing de conteúdo para te ajudar nessa construção.
5. Não trate os seus clientes apenas como números
Não metralhe seus clientes com informações que eles não pediram ou não autorizaram o recebimento. Todos nós já passamos pelo inconveniente de receber mensagens no WhatsApp, e-mails e até telefonemas insistentes sobre produtos e serviços que não queremos. Talvez, como empresário, você caia na tentação de soterrar seus clientes com ofertas e promoções. Mas essa estratégia é pouco assertiva e pode despertar um sentimento negativo nas pessoas.
Tenha em mente que seus clientes não são apenas números. É óbvio que são eles que mantêm seu fluxo de caixa fluindo, mas eles também são pessoas como eu e você. E sejamos sinceros, você acorda todos os dias querendo comprar um imóvel novo?
Então, que tal experimentar oferecer soluções ou ajudar seu cliente a executar alguma atividade do seu dia? Acima de tudo estabeleça um diálgo sincero com a sua audiência.Tente se fazer presente no dia a dia das pessoas, buscando ocupar o papel de agente transformador na vida das pessoas, sempre de forma positiva. Dessa forma, seus clientes sempre lembrarão de você com carinho e espalharão a sua mensagem espontaneamente.
Seguir boas práticas nas redes sociais, ainda mais nesse momento de pandemia, pode garantir um público e engajamento ainda maior para você e para sua empresa. A ideia é que você conquista a primeira opção quando eles decidirem consumir o que você oferece. Lembre-se de não fazer ruído ou panfletagem nas redes sociais.
Afinal, você ou a sua empresa querem ser reconhecidos como “chatos das redes sociais” que precisam ser evitados (ou até bloqueados) ou como aquela página com conteúdo atraente e qualidade que sempre é bom visitar de novo? Seu comportamento nas redes sociais é o que vai determinar essa resposta. Pense nisso.
Por Clarissa Antunes, líder de comunicação na ONG Ajude o Pequeno e fundadora da Cacau Comunicação.