Foco na experiência do cliente

Realidade Virtual (do inglês, Virtual Reality – VR) e Realidade Aumentada (Augmented Reality – AR) são termos que se tornaram muito populares nos últimos anos, mas para muitas empresas ainda é incerto como essas tecnologias podem ajudá-las a aprimorar seu trabalho e a satisfação de seus clientes.

Embora suas maiores aplicações ainda estejam no mercado de jogos, o uso do AR e VR já
dá seus primeiros passos em segmentos como o automotivo e de arquitetura.

Segundo estimativas da World Economic Forum, 58% das empresas estão propensas a  adotar essas tecnologias até 2022.

Esse aumento influenciará consideravelmente a forma de trabalhar e afetará cada vez mais a experiência dos consumidores nos diversos segmentos.

Aplicação de Realidade Virtual e Aumentada na Construção Civil

Quando se trata do mercado imobiliário, por exemplo, a realidade virtual se popularizou com os tours virtuais através das imagens 360º do interior de empreendimentos.

A evolução das soluções em VR permite caminhar dentro de um apartamento decorado, interagir com seus móveis e objetos e perceber o real tamanho do ambiente.

Entre os principais benefícios para o segmento estão a possibilidade de apresentar mais cedo o decorado de todas as plantas juntamente com a vista real dos apartamentos, o que pode ser um fator decisivo para os clientes na hora da compra.

Uma imobiliária, construtora ou incorporadora podem, por exemplo, inserir no site da empresa as maquetes e plantas humanizadas em realidade aumentada para que seus clientes possam visualizá-las em qualquer lugar.

Outro exemplo de aplicação da tecnologia é facilitar a visualização de produtos em escala real. Já imaginou poder visualizar o espaço que um móvel ou eletrodoméstico ocupará na sua casa enquanto faz sua compra pela internet?

Desde o início de 2017, a startup AZUBA cria estas visualizações interativas e imersivas com foco no mercado de construção civil, arquitetura e design.

As soluções vão desde a criação de ambientes fotorrealistas em realidade virtual utilizando tecnologia de jogos, até o uso da realidade aumentada para projetar maquetes eletrônicas, plantas humanizadas, projetos estruturais e produtos em qualquer superfície, mesmo em escala real.

Em 2019 a AZUBA passou a fazer parte do programa de aceleração do Sistema Fiep para
definir e aperfeiçoar todos os aspectos de uma empresa inovadora de sucesso.

Confira alguns exemplos reais no site (www.azuba.com.br) ou visite a empresa no Campus da Indústria, em Curitiba.