Apagão cibernético: saiba o que é a falha que provocou colapso mundial
O CEO da CrowdStrike, empresa de cibersegurança da Microsoft, revelou que o incidente não tem relação com um ataque hacker
O apagão cibernético que causou um colapso mundial em voos, serviços bancários e de comunicação nesta sexta-feira (19) em todo o mundo, aconteceu devido uma falha em uma atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike de vários sistemas importantes no mundo, entre eles a Microsoft.
A informação foi divulgada pelo portal Dow Jones Newswires, que ouviu funcionários da Microsoft e profissionais de tecnologia externos.
Com o problema na atualização na plataforma Falcon, da Crowdstrike, várias redes foram afetadas, por exemplo: sistema de saúde do país, bancos e softwares de aeroportos.
“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows”, disse o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, na rede social X (antigo Twitter), referindo-se ao sistema operacional da Microsoft.
Além disso, o CEO também esclareceu que o incidente não tem relação com ataques cibernéticos. “O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”.
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STJ e TSE não foram afetados
As assessorias do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informaram ao Estadão/Broadcast que seus sistemas não foram atingidos pelo apagão cibernético global. Atualmente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afirmou que não recebeu nenhuma informação de que tribunais estaduais ou federais tenham sido atingidos.
BC informa que sistemas funcionam normalmente após apagão
O Banco Central informou, conforme assessoria de imprensa, que todos os seus sistemas estão “funcionando normalmente” nesta sexta (19), após o apagão cibernético que atingiu serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo.
Latam diz que não registrou impactos com apagão
O Grupo Latam, disse em comunicado, que até pouco antes das 9h desta sexta (19), a operação não havia registrado impactos diante da queda massiva de sistemas globalmente. Porém, recomenda a seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução
BB e Itaú afirmam que canais digitais já funcionam normalmente
O Banco do Brasil, assim como, o Itaú Unibanco, informaram que seus canais digitais seguem funcionando normalmente na manhã desta sexta (19). Ao mesmo tempo, outros bancos brasileiros enfrentam instabilidade nos canais de autoatendimento diante de um apagão cibernético global, que também afeta outros setores da economia.
Apagão global: o início
Um apagão global de tecnologia foi registrado em todo o mundo desde a última noite de quinta-feira (18). Logo após, voos no aeroporto de Sydney, na Austrália e nos Estados Unidos não puderam decolar devido a erros no sistema das companhias.
No Reino Unido, houve um apagão na bolsa de valores de Londres. Além disso, linhas de trem também estão suspensas e vários aeroportos estão relatando atrasos.
A interrupção forçou a companhia aérea americana Frontier a cancelar alguns voos nos EUA. Há registros de que a holandesa KLM suspendeu a maioria dos seus voos, afetada pela falha em sistemas computacionais.
Conforme a Ryanair, a interrupção está fora de controle e recomendou a passageiros que cheguem ao aeroporto de partida ao menos três horas antes da viagem.
O aeroporto de Londres Gatwick tem problemas nas áreas de check-in, bagagens e segurança. Por fim, o aeroporto de Berlim interrompeu operações.
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