Amazon mira transmissão de jogos da Champions League na Itália, dizem fontes
MILÃO (Reuters) – A Amazon deve garantir direitos exclusivos para exibir os principais jogos da Liga dos Campeões da Europa na Itália nas temporadas de 2021-2024, disseram três fontes próximas ao assunto, no que seria sua primeira incursão na transmissão eventos esportivos no país.
A UEFA convidou no mês passado as emissoras a apresentarem propostas para os direitos de exibição da principal competição de futebol da Europa na Itália, em uma das maiores vendas de direitos de transmissão na indústria do futebol europeia após a epidemia de coronavírus.
A Amazon está próxima de conseguir os direitos exclusivos para transmitir os jogos da Liga dos Campeões de quarta-feira em sua plataforma de streaming Prime Video na Itália por cerca de 80 milhões a 90 milhões de euros, disseram as fontes, em um movimento visto como uma forma de impulsionar seu serviço.
A principal emissora de TV paga da Itália, SKY, controlada pela norte-americana Comcast, está perto de um acordo para comprar a maioria dos jogos da Champions League e da Europa League, disseram as fontes.
A oferta da SKY foi de cerca de 100 milhões a 110 milhões de euros por temporada, disseram duas fontes.
A principal emissora comercial da Itália, a Mediaset, está perto de ganhar os direitos não exclusivos para os principais jogos da Liga dos Campeões que serão disputados às terças-feiras por cerca de 45 milhões a 50 milhões de euros, acrescentaram as fontes.
Os resultados finais da venda do negócio devem ser anunciados até o final desta semana, disseram as fontes.
Uma fonte disse que uma licitação separada para vender os direitos de streaming da Europa League pode ser realizada em janeiro, já que a SKY não pôde comprar esses direitos devido a uma decisão antitruste italiana que impedia a TV paga de garantir conteúdo exclusivo para sua plataforma de streaming de vídeo.
Em 2017, a SKY comprou direitos exclusivos para transmitir jogos da Liga dos Campeões e da Europa na Itália por um valor estimado de 270 milhões de euros por temporada.
SKY e Amazon não quiseram comentar. A Mediaset disse que ainda está esperando os direitos serem concedidos.
(Por Elvira Pollina)