Alibaba antecipa 1° Dia dos Solteiros pós-pandemia
Por Josh Horwitz
XANGAI (Reuters) – O Alibaba deve iniciar as promoções do “Dia dos Solteiros” mais cedo neste ano, movimento que deve causar um grande salto em suas vendas, enquanto uma atenuação da pandemia de Covid-19 na China impulsiona uma recuperação econômica.
A gigante da tecnologia oferecerá dois períodos de promoções – um novo de 1 a 3 de novembro e o tradicional, em 11 de novembro. A empresa diz que vai lançar mais de 2 milhões de novos produtos, o dobro do ano passado.
O evento este ano está sendo visto como um indicador do apetite do consumidor na China, em meio a sinais de que a recuperação nos gastos das famílias começou a acelerar.
O Alibaba transformou o Dia dos Solteiros da China em um evento de compras de um dia em 2009 e o tornou o maior festival de vendas online do mundo, superando a Cyber Monday nos Estados Unidos. No ano passado, a empresa registrou 38,4 bilhões de dólares em vendas no dia.
“Quanto mais o evento durar, mais oportunidades eles terão de ganhar dinheiro”, disse Sam Coopersmith, sócio da Full Jet, uma consultoria de comércio eletrônico de Xangai.
Mas Lu Zhenwang, especialista independente em e-commerce e presidente-executivo da Wanqing Consultancy, afirmou que espera que o crescimento do volume bruto das mercadorias (GMV) do Alibaba fique em torno de 10%-20% em relação ao ano passado, observando que a renda de muitos consumidores foi prejudicada pela pandemia.
O vice-presidente de marketing da Alibaba, Chris Tung, disse na quinta-feira que espera que a pandemia impulsione as compras de bens de luxo, já que as restrições de viagens globais impedem os consumidores chineses de comprar no exterior.
A unidade de logística da empresa, Cainiao, espera que os envios de pacotes tenham alta de 30% ano a ano, quando a empresa enviou 1,3 bilhão de pacotes em 11 de novembro e na semana seguinte, disse o diretor sênior da unidade, James Zhao.