Principal desmotivador para abertura de novos negócios

A maior parte dos jovens brasileiros deseja empreender. Levantamento realizado pela Fundação Estudar em 2018 revela que entre os brasileiros de 18 a 34 anos, 69,8% querem abrir um negócio próprio, mas apenas 8,8% deles são empreendedores de fato.

Um dos motivos para esse índice ser tão baixo é a falta de investimento como mostra o levantamento do Acelera Startup (maior evento de investimento-anjo da América Latina), que divulgou que a maior queixa dos empreendedores (67%) é a falta de capital para investir.

Inovação busca reduzir problema

Foi com o pensamento de facilitar essa conexão entre pessoas que têm bons projetos com outras que desejam investir que surgiu a Idelo.

Disponível em versão online e aplicativo, ela é basicamente uma grande vitrine de ideias. Atualmente são mais de 500 projetos cadastrados e 2 mil usuários.

São três tipos de cadastro: Empreendedores, Investidores e Classificados, para quem tem um negócio e deseja vender.

Os investidores buscam na plataforma os projetos cadastrados e se identificarm algo interessessante, eles acessam a ideia e recebem os dados para iniciarem o contato fora da plataforma com o empreendedor.

Todas as informações inseridas pelos usuários, antes de serem publicadas, são avaliadas pelo time de Analistas IDELO.

Como surgiu a ideia?

A Idelo é uma startup e foi idealizada por Maxiuel Cerizza, que após experiência no mercado financeiro percebeu que esse nicho ainda encontrava-se aberto e cheio de oportunidades.

“Avaliei as plataformas similares no mercado e conversei com pessoas que compartilhavam das mesmas inquietudes para chegar no modelo ideal. Percebi que o que já existia no mercado ainda não contemplava todos os tipos de negócio”, explica.

O que ele queria era um espaço que conectasse desde pessoas sem nenhum conhecimento em como colocar suas ideias em prática, o empreendedor “de carreira”, a aposentados que procuram algo para investir algum valor e também grandes investidores. Ou seja, uma plataforma democrática e acessível.

Em dezembro de 2017 a Idelo começou a tomar forma quando Daniel Bacellar viu potencial no projeto.

Aí iniciou-se o processo de nascimento da plataforma, que em 2018 contou ainda com o ingresso de André Camargo.