3 passos para usar o e-mail marketing e aumentar as vendas

Publicado em 20 abr 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 08h12.

Da redação

Para ter sucesso nas vendas, você tem que ser visto e lembrado pelos consumidores. Logo, fazer uso do e-mail marketing de forma correta é uma das premissas de todo vendedor.

No entanto, a ferramenta deve ser utilizada de forma planejada e estratégica.

Como profissional da área de vendas, você tem uma base de dados dos seus clientes ativos e inativos e, portanto, acesso ao e-mail de todos eles. Deve, inclusive, já se relacionar com eles por meio dessa ferramenta.

Partindo desse princípio, veja como em poucos passos você pode iniciar o uso dessa ferramenta:

Passo 1: Inclua na sua carteira de clientes, além dos ativos e inativos, os seus prospects. Coloque todas as informações que tiver de todos eles: nome, telefone, e-mail, redes sociais, site.

Passo 2: Agora organize o seu cadastro e divida os perfis de clientes em três categorias: ativo – inativo – prospect. Essa preparação e esse planejamento são fundamentais, pois, é por meio deles que você irá direcionar as suas campanhas de e-mail marketing, afinal, para cada um deles o objetivo da ação será diferente.

Passo 3: Para surtir efeito as ações de e-mail marketing deve acontecer regularmente e não esporadicamente. Lembre! Quem não é visto não é lembrado, portanto, planeje um cronograma para os disparos, não importa se serão semanais, quinzenais ou mensais. O importante é que você cumpra o planejamento. Essa frequência no envio aumentará a taxa de abertura pelo destinatário e, consequentemente, das suas vendas!