Turismo Rural traz mais lucros sem atrapalhar as atividades do agronegócio

Publicado em 29 nov 2022, às 08h00. Atualizado em: 30 nov 2022 às 16h03.

A reconexão de quem vive nas cidades com os ambientes ao ar livre ficou muito  evidente durante a pandemia da Covid-19. E isso impulsionou o Turismo Rural, atividade que  se torna a cada dia mais responsável pela movimentação econômica das propriedades. Afinal,  os produtores rurais podem unir o agronegócio às diferentes opções de experiências que os  turistas podem desfrutar em passeios breves, aos finais de semana, ou em imersões rurais que  podem durar mais tempo. 

O Turismo Rural é um das 16 categorias da segunda edição do Prêmio Orgulho da  Terra, uma parceria do Grupo RIC com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná  (IAPAR), Emater (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do  Paraná (Ocepar). Os cases dessa categoria exemplificam bem o quanto a aposta no Turismo  Rural ajuda a incrementar a renda e a diversificar as atividades. 

A primeira família possui uma marca própria de café regularizada. Ainda produz e  comercializa artesanato em madeira e tecidos, e realiza ações de divulgação dos produtos nas  redes sociais. A propriedade possui bons índices de produtividade, renda e lucro e destaca-se  na qualidade do café produzido, obtendo bons resultados em concursos regionais, estaduais e  nacionais. Em 2021 o Turismo Rural começou pela visão de empreendedorismo e a paixão  pelo café. A propriedade integra roteiro regional de passeios, e oferece uma experiência inovadora, com a opção de hospedagem e a vivência diária no cultivo do café. 

A outra propriedade na disputa é um recanto que existe há 30 anos, com destaque  para a produção com responsabilidade agroecológica, preservação ambiental e consumo  sustentável. Com orientação dos técnicos do IDR-Paraná, desde 2018 investiram no Turismo  Rural, adaptando as construções com material reciclável e bambu provenientes da própria  propriedade. A eletricidade vem do sistema de captação de energia solar e todo lixo produzido  no local é reciclado ou vira adubo. As minas de água são protegidas, e as de descarte são  cuidadas com a técnica ecofossa. Nos passeios o turista aprende sobre o valor nutritivo e  medicinal de cada uma das espécies de frutas e plantas medicinais da propriedade. As  refeições são preparadas a partir de produtos orgânicos certificados, colhidos diretamente da  horta.

Saiba mais sobre a premiação em  ric.com.br/orgulhodaterra. 

O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de Globoaves, C Vale Cooperativa e Itaipu Binacional.