Tecnologias trazem novas perspectivas para o tratamento de câncer

Publicado em 26 maio 2023, às 17h17. Atualizado às 17h19.

O apoio de profissionais especializados e uma estrutura de ponta são fatores importantes para garantir mais segurança e tranquilidade frente a um diagnóstico de câncer. Além disso, ter a certeza de uma estrutura completa no tratamento permite desenvolver mais otimismo para todas as fases, até a cura.

Tratamentos mais rápidos e menos invasivos

A quimioterapia e a radioterapia são popularmente conhecidas como tratamentos invasivos e agressivos. Mas é possível ter um novo olhar para eles a partir das novas técnicas mais avançadas e infraestruturas adequadas.

Quanto mais moderno e amplo for o centro de infusão, onde acontecem as sessões de quimioterapia, e o centro de terapia assistida, onde é feita a infusão de medicamentos imunobiológicos, mais conforto para o paciente. Esses procedimentos se tornam constantes ao longo do tratamento e cada sessão merece a máxima atenção.

Já as operações para retirada de tumor alcançaram um maior nível de precisão e assertividade a partir da cirurgia robótica. Essa tecnologia permite que o tumor seja mais facilmente encontrado e retirado, com menos dor e menor tempo de recuperação pós-operatória para o paciente.

A endoscopia terapêutica é uma alternativa à cirurgia que permite o tratamento de disfunções digestivas. “A Endoscopia Terapêutica envolve procedimentos minimamente invasivos realizados por via de um endoscópio dentro do tubo digestivo, sem incisões aparentes.Ela pode diminuir o tempo de hospitalização e oferecer uma recuperação mais rápida ao paciente”, explica o Dr. Eduardo Aimore Bonin (CRM 15802-PR), cirurgião digestivo, gastroenterologista e endoscopista digestivo do Erasto Gaertner.

Outra opção é a radiologia intervencionista, que também propõe um tratamento minimamente invasivo guiado por imagem. O Dr. João Vitor Bacarin (CRM 30843-PR), médico radiologista e especialista na terapia, apresenta os benefícios dela: “A especialidade alinha tecnologia e inovação não apenas para o diagnóstico, como também no combate às lesões ou tumores. Os procedimentos são orientados por exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e angiografia para acompanhar em tempo real a realização do exame”.

Diagnóstico precoce

Todos esses avanços tecnológicos funcionam ainda melhor com a identificação precoce de tumores. Nesse sentido, tecnologias também facilitam o diagnóstico e, consequentemente, podem contribuir para que o tratamento seja antecipado e tenha mais chances de sucesso. 

Exemplos disso são patologia molecular (exame de moléculas de órgãos, tecidos ou fluidos corporais), oncogenética (identificação de síndromes hereditárias de câncer), citometria de fluxo (identificação e avaliação de células neoplásicas) e diagnóstico por imagem. Todas essas técnicas são feitas em centros e laboratórios próprios.

Equipe capacitada

Os médicos e demais profissionais da saúde responsáveis pelos tratamentos têm importância inquestionável nos seus resultados. Contar com uma equipe experiente e de múltiplas especialidades são alguns dos critérios que mais contribuem para tratamentos bem-sucedidos. O elemento humano de transmissão de confiança ao longo do processo também aumenta a tranquilidade do paciente.


O corpo de profissionais do Hospital Erasto Gaertner é preparado para acompanhar os pacientes desde o diagnóstico até as últimas etapas do tratamento, sempre compartilhando confiança e acolhimento. Dessa forma, o ambiente, assim como as relações desenvolvidas nesse período, se tornam mais familiares.

Todas essas inovações tecnológicas e capacitações humanas, aliadas à uma infraestrutura completa, permitem que o paciente realize todos os procedimentos em um mesmo lugar e possa desenvolver segurança, confiança e otimismo, componentes essenciais para bons resultados.