Prêmio Orgulho da Terra se consolida como maior premiação do agronegócio paranaense

Publicado em 4 dez 2023, às 11h00.

Desde 2021 o Grupo Ric, em parceria com o com o IDR-Paraná e Sistema  Ocepar, homenageia os agricultores paranaenses que se destacam em condutas que  contribuem para fortalecer o agronegócio com práticas sustentáveis, que gerem mais  lucratividade sem deixar de lado os compromissos sociais, ambientais e econômicos. Alinhado com o tema deste ano, “Desenvolver sem esgotar”, o governador Carlos  Massa Ratinho Junior gravou um depoimento aos homenageados destacando o  aumento da competitividade do agronegócio paranaense, justamente pela união da  produção à sustentabilidade. “O Paraná é, hoje, exemplo em sustentabilidade e  também na produção de alimentos de qualidade para a nossa população e para toda  parte do mundo. O bom momento que o Paraná vive é fruto desse trabalho e dessa  união, que faz uma agricultura de ponta que consegue produzir respeitando o meio  ambiente”, salientou. 

Com apoio do Banco do Brasil, Coamo, Globoaves e C Vale, o Prêmio Orgulho  da Terra homenageou 20 personalidades, entre produtores de 17 categorias e  especialistas que contribuem com o desenvolvimento da nossa agricultura. Em uma  votação que envolveu mais de 1,1 mil profissionais do agro, o presidente da Federação  da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, foi escolhido como Personalidade do Ano Orgulho da Terra. Claudio Vicente D’Agostini foi o vencedor da  categoria soja e milho. Ex-caminhoneiro que se tornou agricultor há 35 anos, D’Agostini ficou extremamente feliz com a premiação. “Não tem nem como explicar a alegria e a  satisfação que a gente tem de participar. Primeiramente por ter sido o escolhido da  minha região e, depois, vencer na categoria. O prêmio nos incentiva e faz com que cada vez mais a gente acompanhe essa evolução da agricultura, senão a gente fica  para trás”, analisou o produtor de Sabáudia.  

O presidente do Grupo Ric, Leonardo Petrelli, destacou a importância do  agricultor paranaense no desenvolvimento do estado. “Normalmente nós premiamos  no agronegócio as grandes marcas, as grandes empresas, as indústrias que envolvem o  setor do agronegócio. Mas esse é um prêmio que nos orgulha muito porque ele premia  

as pessoas que estão por trás de toda essa produção. Agricultoras e agricultores que  no seu dia a dia desenvolvem práticas fantásticas que realmente impactam e ajudam muito o estado do Paraná e o Brasil a crescer”, disse Petrelli.  

O programa RIC Rural vai exibir reportagens durante o mês de dezembro com  os vencedores de cada categoria e os homenageados especiais. O conteúdo também  será distribuído em todas as plataformas do Grupo RIC. “O Paraná hoje é o  supermercado do planeta, produz todos os tipos de alimentos e é um grande 

exportador graças aos nossos agricultores. Faz parte da missão do Grupo Ric valorizar a  nossa terra e a nossa gente, cabe a nós divulgar iniciativas inovadoras, novas  tecnologias e as ações sustentáveis do agro paranaense para o mundo”,  complementou Marcus Yabe, Diretor Corporativo de Produto, Conteúdo e  Convergência no Grupo RIC Paraná. 

Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento,  destacou o orgulho que o Governo do Paraná tem da parceria com o Grupo Ric pelo  terceiro ano seguido no Prêmio Orgulho da Terra. “Quando você consegue trazer nessa  parceria com o Grupo Ric uma amostra, um reconhecimento daqueles agricultores que  agem de uma forma sustentável, você mostra para a sociedade que é possível  você ser competitivo, você ter rentabilidade, você ter renda com respeito à natureza”.  O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance, argumentou ainda que a  premiação também reforça o trabalho dos técnicos e extensionistas rurais  paranaenses. “É um estímulo para os agricultores e para aquele profissional, nosso  colega, que está lá na ponta lutando para que os produtores adotem essas práticas”. 

Os 53 cases que disputaram a terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra foram  avaliados por um comitê formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do  Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de  Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores  Familiares do Paraná (Fetaep). 

Confira os produtores vencedores: 

Aves 

Ilseu Peretti 

Feijão 

Juliano Gurkowski 

Bovinocultura de Leite Grande 

Nico e Ellen Biersteker 

Bovinocultura de Leite 

Valdeir Martins 

Piscicultura  

Maikon Hilgert 

Agricultura Orgânica  

Odete da Luz de Paula Silva 

Agroindústria  

Miguel Gomes Celestino 

Café  

Thadeu Luciano Batista 

Bovinocultura de Corte  

Auro Kaid Bazo 

Inclusão Social  

Neide Batista Gonçalves de Oliveira

Mulheres no Agro  

Sonia Mara de Oliveira 

Sericicultura – criação de bicho-da-seda  

Lucineia Furlan Alves 

Soja e Milho  

Claudio Vicente D’Agostini 

Sucessão  

Fernando Rosetto 

Tecnologia  

Antonio Jung 

Turismo Rural  

Carolina de Paula Baptista 

Erva-Mate  

Edvino Domianski 

Feijão Grande  

Nelson André de Bortoli 

Piscicultura Grande  

Maria Regina Rodrigues Varolo 

Suíno  

Arlindo Teixeira de Almeida Junior 

PRÊMIO ORGULHO DA TERRA 2023

Apresentado por Coamo

Patrocínio: Banco do Brasil

Apoio: Globoaves

C Vale 60 anos

Realização: RICtv Record

Parceria: IDR-Paraná e Ocepar