Prêmio Orgulho da Terra reconhece e homenageia as melhores práticas do agronegócio paranaense

Publicado em 2 dez 2022, às 12h05.

“O produtor rural tem uma tarefa muito importante na sociedade. Eu sempre falo que ninguém é mais importante do que ninguém, todos nós somos dependentes um do outro. Mas o agricultor leva uma vida bastante sofrida, tem que ter dedicação, é prazerosa, mas também é sofrida.” As palavras de Ilseu Peretti, agricultor de Chopinzinho, que foi o vencedor na categoria Soja e Milho, deram o tom da segunda edição do Prêmio Orgulho da Terra. A entrega dos prêmios na terça-feira (30) reuniu produtores de todo o Paraná em Curitiba, além de autoridades e lideranças rurais. Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, destacou a importância dos pequenos produtores para a economia brasileira. “O prêmio Orgulho da Terra valoriza aquele pequeno agricultor que, muitas vezes, não tem voz e que tem grandes práticas, boas práticas, que podem ser divulgadas e usadas para o Brasil inteiro.”

Durante o mês de dezembro todos os cases vencedores serão apresentados em reportagens especiais no programa RIC Rural da RICtv em todas as plataformas do Grupo RIC. Os apresentadores Sérgio Mendes e Rose Machado também estão orgulhosos em apresentar os agricultores homenageados porque adotam condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada, com ações que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico. “A gente está muito contente em mostrar essa turma toda a partir do dia 4. É muito bacana ver o trabalho desse pessoal”, destacou Mendes. “São histórias lindas e eu tenho certeza que o público vai gostar”, complementou Rose Machado.

Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, elogiou a visão estratégica do Grupo Ric e dos parceiros do Prêmio Orgulho da Terra. “Nós temos orgulho dos nossos agricultores por aquilo que eles fazem. Eles têm uma presença muito relevante na economia do Paraná, muito relevante em cerca de 40 cadeias de suprimento alimentar e de fibras do mundo, cada vez mais com mais qualidade, com mais sustentabilidade. E a gente conta, felizmente, com a visão estratégica de vários parceiros – particularmente do Grupo RIC – que enxergou na premiação uma possibilidade da gente valorizar ainda mais aquilo que é muito caro para nós paranaenses.”  Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, salientou a importância em reconhecer os pequenos produtores. “É muito importante esse momento, nós estamos valorizando o homem do campo. O Paraná é o maior produtor de frango, é o terceiro maior produtor de suíno, o terceiro maior produtor de leite – o Paraná tem uma agricultura com base no pequeno produtor, e são essas pessoas que fazem o melhor agronegócio do Brasil.” 

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, reforçou a parceria histórica para apoiar a agricultura paranaense. “Nós nos sentimos honrados de ser parceiro do Grupo Ric nessa discussão de boas práticas agrícolas. Nós praticamos uma agricultura boa, pujante, com resultados expressivos, mas tem algumas coisas que a gente precisa melhorar. E o Prêmio Orgulho da Terra nos permite divulgar essas práticas para que o estado possa ser melhor. O estado pode agregar mais renda, pode ser mais sustentável, pode ter menos gente pobre no meio Rural e essa premiação mostra um pouco dessas possibilidades. O prêmio tem esse mérito de chamar atenção para coisas que nós podemos ser melhores.” 

Homenageados do Prêmio Orgulho da Terra

Confira os vencedores do prêmio Orgulho da Terra em cada categoria:

Agroecologia – Jovana Aparecida Cestille (Londrina)

Agroindústria – Marcio Gomes de Oliveira (Guarapuava)

Bovinocultura de Corte – Sílvio Antonio Pires (Nova Londrina)

Bovinocultura de Leite/Pequeno Porte – Edilce da Silva Duarte (Sulina)

Bovinocultura de Leite/Grande Porte – Gilvonei Fontanela (Capitão Leonidas Marques)

Feijão – Amilton Viniski (Ipiranga)

Inclusão Social – Eli Fátima Godinho da Pont (Marmeleiro)

Piscicultura/Pequeno Porte – Flávio César Urizzi (Apucarana)

Piscicultura/Grande Porte – Edemar José Burin/Renato Burin (Palotina)

Sericicultura – Paulo Pereira de Oliveira (Astorga)

Soja e Milho – Ilseu Peretti (Chopinzinho)

Turismo Rural – Jilo Yamazaki (Londrina)

Sucessão Familiar – Paulo Los (Carambeí)

Tecnologia – João Roberto Zielinski (São José dos Pinhais)

Mulheres no Agro – Andressa Seliger Barbosa (Ponta Grossa)

Café – Edson Messias de Carvalho (Joaquim Távora)

Aves – Euzébio Emygdio Ferreira (Assis Chateaubriand)

Suínos – Dirce Arenhart Zanatta (Cascavel)

O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de Globoaves, C Vale Cooperativa e Itaipu Binacional. Uma realização do Grupo RIC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Saiba mais sobre a premiação em  ric.com.br/orgulhodaterra.