Pague o IPTU 2021 e faça a diferença no combate à pandemia em Foz do Iguaçu

Publicado em 5 mar 2021, às 10h35. Atualizado em: 18 mar 2021 às 15h18.

A pandemia está mexendo com as nossas finanças, nossa rotina e até com o nosso humor. Pois a administração municipal também tem sido impactada, desafiada a realocar recursos prioritariamente para a saúde sem desassistir as demais áreas básicas, como educação, segurança e infraestrutura. Mesmo que tenhamos literalmente pulado o Carnaval sem curtir a folia, 2021 já começou e pelo menos um compromisso segue marcando o início do ano: o pagamento do IPTU, uma das principais formas de arrecadação da prefeitura de Foz do Iguaçu e que pode ser um jeito dos cidadãos contribuírem para o enfrentamento à pandemia por aqui. 

A prefeitura prorrogou o prazo e até o dia 15 de abril de 2021 os pagamentos à vista têm 10% de desconto. O morador que pagar o IPTU à vista também tem direito a uma bonificação de 2,5% para o tributo do ano seguinte. É possível parcelar o valor do IPTU em 10 vezes, com vencimento no dia 15 de cada mês (caso a data recaia em um feriado, sábado ou domingo, é automaticamente transferida para o primeiro dia útil a seguir sem qualquer ônus ao contribuinte). Em caso de atraso, a multa será cobrada diariamente, acrescentando uma porcentagem a mais do valor total. Além de multa, o não pagamento do IPTU pode acarretar até a perda do imóvel ou terreno, que pode ir a leilão caso o valor devido acumulado seja muito alto. 

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é cobrado sobre imóveis ou terrenos da cidade. Saiba quem deve pagar o IPTU e onde gerar o carnê. O valor arrecadado vai para um caixa único da prefeitura, que define a aplicação dos recursos. Em janeiro, por exemplo, quando foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 em Foz do Iguaçu, a prefeitura reestruturou e ampliou o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com novas alas e leitos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck – sendo uma ala exclusiva para pacientes com Covid-19 –, a instalação de um hospital de campanha e novas unidades de saúde – estrutura que seguirá após o fim da pandemia. Além disso, a rede municipal passou a dispor de serviços específicos para atendimento e acolhimento relacionados ao coronavírus, entre os quais central telefônica, telemedicina, pronto-socorro respiratório, laboratório de biologia molecular e unidade de terapia de doenças infecciosas. Realizações que contaram também com a parceria de órgãos municipais, estaduais e federais. 

Considerada um dos destinos mais procurados do Brasil, a Terra das Cataratas tem no turismo o correspondente a mais de 50% da economia municipal, segundo a Agência de Notícias do Paraná. Para impulsionar ainda mais o setor na cidade e buscar a recuperação das perdas de 2020 com as restrições de circulação em função da pandemia, o governo do Paraná, o Governo Federal, a Itaipu Binacional, a prefeitura e o setor privado estão tirando do papel algumas das principais obras de infraestrutura de Foz do Iguaçu, como a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, a ampliação da pista do Aeroporto Internacional e a duplicação da Rodovia das Cataratas. 

De olho na saúde e na economia sem descuidar da educação. O índice de alfabetização em Foz do Iguaçu hoje é de 96,4%, número que atesta o investimento do município na área. Quanto mais recursos são aplicados, mais os iguaçuenses progridem, conquistam sua moradia e têm condições de pagar o IPTU, dando continuidade a esse círculo virtuoso: ganha a cidade com a arrecadação do imposto pago pelos cidadãos e ganham os cidadãos com os recursos reinvestidos em melhorias na cidade. 

Em 2021, os carnês do IPTU serão gerados no site da prefeitura de Foz do Iguaçu e no aplicativo Foz 156, disponível no Google Play e Apple Store. A digitalização dos serviços deve resultar em uma economia estimada em R$ 400 mil. O município, no entanto, disponibilizou cinco postos de autoatendimento para orientação e/ou emissão do carnê: na Secretaria de Planejamento (Complexo Bordin: Avenida JK, 3287), no Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans: Rua Edgard Schimmelpfeng, 43), no Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita: Rua Quintino Bocaiúva, 595), no Protocolo Geral (Rua Benjamin Constant, 244) e na Central do Empreendedor (Associação Comercial e Empresarial de Foz (ACIFI): Rua Padre Montoya, 490). 

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda de Foz do Iguaçu pelos telefones (45) 99997-4321, (45) 99997-4740 e (45) 98402-3239. Os valores do IPTU sofrem mudanças a cada ano, sendo calculados de acordo com o tamanho do imóvel. Em caso de atraso, a multa será cobrada diariamente, acrescentando uma porcentagem a mais do valor total. Além de multa, o não pagamento do IPTU pode acarretar até a perda do imóvel ou terreno, que pode ir a leilão caso o valor devido acumulado seja muito alto. 

selo_ricmais_publis