75 anos de Maringá: de distrito de Mandaguari a terceira maior cidade do Paraná
Conhecida por suas terras rochas e solo fértil que agradou paulistas e mineiros, Maringá tem um braço de sua colonização pertencente à ingleses que com suas indústrias deram início ao povoamento da região no começo do século XX.
Embora sua história seja muito mais do que centenária, a cidade comemora seus 75 anos no próximo dia 10 de maio. Fundada oficialmente em 1947, após o início das vendas de lotes por parte da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.
O crescimento da cidade sempre esteve eminente no cenário nacional e aconteceu de forma exponencial. Já nos primeiros 3 anos, Maringá passou de 40 mil, para 100 mil habitantes, atualmente, são mais de 400 mil. Número, que compactua para Maringá ocupar a posição de terceira maior cidade do Paraná.
A história de Maringá faz parte também de Mandaguari, cidade que fica a cerca de 32 km e possui aproximadamente 34 mil pessoas. Antes de ser oficializada como cidade de Maringá, a região era distrito de Mandaguari e fez parte de Lovat, nome dado à região antes da Segunda Guerra Mundial. Após, a denominação da cidade passou a ser Mandaguari.
Maringá pulou de distrito à terceira maior cidade do Paraná e obteve a quarta posição em relação às maiores economias do estado. De 2019 até o último levantamento do IBGE, Maringá teve o crescimento de 4,2%, com o PIB equivalente a mais de R$19 bilhões e é considerada uma das cidades mais rentáveis para se habitar.
Em virtude da grandeza de Maringá, a cidade comemora seus 75 anos em grande estilo, promovendo 75 ações festivas, entre shows e apresentações.