Líder brasileiro da produção de casulos do bicho da seda, Paraná tem até a capital nacional da seda

Publicado em 30 nov 2022, às 09h44.

O Paraná é hoje o maior produtor de casulos do bicho da seda com mais de 1.800 produtores, responsáveis por 84% da produção nacional. A Sericicultura é a criação do bicho  da seda e a produção de casulos, uma importante atividade econômica para o Paraná. Tanto  que o IDR-Paraná faz da atividade um de seus projetos estratégicos para aumentar a renda dos  agricultores familiares, por meio do aumento da produção, da produtividade e atuação na  sustentabilidade ambiental. A Sericicultura é considerada uma produção limpa por não usar  nenhum tipo de agrotóxico. 

O IDR-Paraná é um dos parceiros do Grupo RIC, na segunda edição do Prêmio Orgulho  da Terra, que também tem a parceria do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado  do Paraná (Ocepar). A Sericicultura é uma das 16 categorias que serão premiadas e  homenageadas pelas as melhores práticas da agropecuária do estado. A atividade é  considerada um bom negócio para os agricultores familiares, pela possibilidade de diversificação na pequena propriedade e com geração de renda mensal durante 9 meses ao  ano, de acordo com os técnicos do IDR-Paraná.  

A produção paranaense contribui para gerar mais de um milhão e meio de postos de  trabalho na indústria têxtil, que fatura em torno de 50 bilhões de dólares por ano. Somente a seda movimenta mais de 50 milhões de dólares em importações e exportações. “A seda do  Paraná é considerada uma das melhores do mundo. Ela está presente em roupas de grandes  marcas, como Chanel e Hermès, que são produzidas com o fio da seda do Paraná. Com a  demanda internacional pela seda brasileira, é possível, num curto espaço de tempo, elevar em  30% a produção. Em médio prazo, a produção pode dobrar nos próximos anos”, destacou o  governador Ratinho Junior, em novembro do ano passado, quando o Paraná assumiu uma das  vice-presidências do Silk Cities, a rede global que reúne empresas privadas e órgãos públicos  em torno da cadeia da seda. 

Para promover o desenvolvimento rural sustentável o IDR- Paraná, estruturou um  plano de desenvolvimento e sustentabilidade da Sericicultura para os próximos 10 anos. A  criação do bicho da seda e a produção de casulos estão diretamente comprometidas com a  sustentabilidade ambiental, a melhoria da ergonomia e das oportunidades de trabalho no  campo. 

Mais do que produtores! Pensadores do futuro, desenvolvedores conscientes, praticantes de boas iniciativas e conectados às ações sociais, ambientais e econômicas. Esse é o Povo do campo. Esse é o nosso Orgulho da Terra. Saiba mais sobre a premiação em ric.com.br/orgulhodaterra.

O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de GloboavesC Vale Cooperativa e Itaipu Binacional.