História e significado do presépio

Publicado em 16 dez 2021, às 15h15. Atualizado às 17h00.

O Natal é uma das datas mais importante no calendário das famílias cristãs, é comemorado no dia 25 de Dezembro desde da idade antiga. A chegada do Natal traz junto vários símbolos e enfeites que compõe espaços públicos, dentre eles arvores, luzes ‘’pisca-pisca’’ e a figura do Papai Noel espalhadas por praças e cantos da cidade.

Todos esses símbolos tem a sua importância, mas um merece um destaque especial: o presépio. Você provavelmente já viu um presépio, seja em uma igreja, em lugares públicos ou até mesmo na sua casa, montar um presépio é um gesto de preparar a celebração do nascimento do Menino Jesus, lembrado a cada ano. Do latim Praesaepe, que significa estrebaria ou curral, a presença de Cristo no estabulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança.

Origem e Função do presépio:

Conta a história que o primeiro presépio, representação da natividade de nosso Senhor Jesus Cristo, foi uma obra feita por São Francisco de Assis (1182 – 1226), fundador da ordem medicante católica dos franciscanos.

Desde São Francisco é notório que o presépio não cumpre somente uma função estética, o presépio não existe só porque é bonito o menininho Jesus em meio aos carneiros e burrinhos, muito pelo contrário, é muito profundo pois tem tanto uma função catequética quanto espiritual, alimenta nossa devoção interior e favorece a oração pessoal. O propósito de São Francisco era criar, por meio destas figuras, a simbologia do Natal e que ela ficasse marcada na memória dos cristãos.

No Brasil o primeiro registro de um presépio foi em Olinda-PE, montado por Gaspar Santo Agostinho no século XVII.
Montar um presépio se tornou uma tradição entre as famílias católicas, inicialmente montados somente dentro de igrejas, com o passar do tempo ganhou as casas dos católicos e hoje é até possível encontrar em lojas, empresas e espaço públicos.

Significado de cada figura:

  • O Anjo

Representa o céu celebrando o nascimento de Cristo. Ele é o mensageiro de Deus, quem traz a boa notícia. Normalmente o anjo carrega uma mensagem no presépio, ‘’Gloria in excelsis Deo’’, em tradução livre significa: Gloria Deus nas alturas.

  • Estrela

Simboliza a luz de Deus que guia ao encontro de Jesus e orientou e indicou os Reis Magos para seguir o caminho da onde estava Cristo.

  • Reis Magos

Belchior, Gaspar e Baltazar eram conhecidos pela sua sabedoria em astronomia, medicina e matemática. Eles representam a ciência que vai até a manjedoura e reconhece o Menino como Deus.

  • Ouro, incenso e mirra

São presentes oferecidos dos magos para o Menino Jesus. Ouro significa realeza, era um presente que foi dado pelos reis. Incenso significa divindade, presente oferecido pelos sacerdotes. E a mirra simboliza o sofrimento, um presente profético, mostrando que Ele iria sofrer, mas teria o seu reinado eterno.

  • São José

É o pai adotivo de Jesus, homem que assumiu Ele como filho, que Lhe concedeu o nome e ensinou a profissão de carpinteiro.

  • Maria

É a mãe do menino Jesus, ela disse ‘’sim’’ para a vontade de Deus, e pela humanidade ela deu à luz a Cristo.

  • Menino Jesus

É o filho de Deus, que veio a Terra o para salvar a humanidade do pecado.

  • Pastores

Após Maria e José, eles foram os primeiros que ficaram sabendo do nascimento do Salvador. Os pastores simbolizam humildade, pois naquela época essa profissão era uma das menos valorizadas.

  • Animais

Representam a natureza a disposição do serviço do homem e de Deus. No nascimento do Menino Jesus, eles forneceram calor e demonstram a simplicidade do local onde Ele quis nascer.

Como deve ser montado:

O presépio deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de Janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

A princípio deve ser montado de acordo com o tempo litúrgico (as estações da Igreja). O que antecede o tempo do natal é o tempo do advento, à espera do que há de vir, portanto o tempo litúrgico do advento tem função de preparar nossos corações para a vinda do Senhor, uma preparação espiritual, mas que vem acompanhada de sinais externos de devoção, como a montagem dos presépios.

O presépio não é uma mera decoração de natal, como os papais Noéis e luzes nas cidades, mas sim um objeto de devoção, uma capela doméstica, que nos coloca ao lado da Sagrada Família, dos pastores e dos reis magos para juntos adorarmos o Menino.

Necessidade dos presépios do mundo atual:

Todos podemos ver que há tempos sofremos ataques sobre nossa fé, estamos num tempo de intenso martírio, ao qual devemos resistir com a fé, caridade, esperança e na prática dos bons costumes.

Dentre os luxos do mundo moderno, devemos estampar a pobreza do Deus que se quis fazer Homem. Dentre as desordens do mundo, devemos estampar a beleza da família que se apoia em Deus e se mantem pelo Amor.
O presépio choca a contemporaneidade que se perdeu em meio as desordens do mundo, e sempre precisamos desse choque para acordarmos para vida, ou melhor, para a Vida.

Diante do presépio, descobrimos como é importante para nossa vida, muitas vezes corrida e agitada, nos encontrarmos em um momento de paz em oração. O silêncio para contemplar a beleza do rosto do Menino Jesus, filho de Deus nascido na pobreza e simplicidade de um estábulo.

O Natal no Santuário:

Vejamos a simplicidade e o tamanho amor com que Maria e José acolheram a Jesus! Esse mesmo amor deve nos inspirar para também recebermos a este mesmo Deus que bate a nossa porta e se dá todo a nós na Eucaristia, tenhamos um coração aberto para que Ele também faça sua morada em nossos corações!

Para isso, o Santuário Astorga todos os anos prepara um lindo presépio, todo enfeitado e iluminado para receber nossos visitantes e convida-los à contemplação e oração!

Venha visitar-nos para também rezar nosso presépio e participar das santas missas para honrar a memória de Nosso Senhor, o mistério da sua encarnação, morte e Ressurreição!

Na véspera de natal, 24, haverá missa as 17h 18h, 19h e 20h e no dia de natal, 25, haverá missa as 8h, 9h, 10h, 11h, 17h, 18h, 19h e 20h.

Natal e a Caridade:

O Natal é muito normal a troca de presente entre amigos e familiares, mas não podemos nos esquecer dos mais necessitados. A caridade é o amor a Deus, e Deus se coloca no lugar do pobre: “todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram” (Mt 25, 40).

O Santuário está vendendo panetones e chocotones para adoçar o natal dos devotos e visitantes e, o melhor, o dinheiro da venda será todo usado nas obras sociais da Diocese de Apucarana, ajudando os que mais precisam, por amor a Deus.

Prece:

Menino Jesus, Deus que se fez pequeno por nós, diante da cena do Teu nascimento, do presépio, estamos reunidos em família para rezar. Mesmo que fisicamente falte alguém, em Ti estamos todos juntos.

Olhando Maria, Tua Mãe Santíssima, rezamos pelas mulheres da família, que cada uma delas acolha com amor a palavra de Deus, sem medo e sem reservas, que elas lutem pela harmonia e paz em nossa casa.

Vendo Teu pai adotivo, São José, pedimos ó Menino Deus, pelos homens desta família, que eles transmitam segurança e proteção, estejam sempre atentos às necessidades mais urgentes, que saibam proteger nossos lares de tudo que não provém de Ti.

Diante dos pastores e reis magos, pedimos por todos nós, para que saibamos render-Te graças, louvar-Te sempre em todas as circunstâncias, e que não nos cansemos de procurar-Te, mesmo por caminhos difíceis.

Menino Jesus, contemplando Tua face serena, Teu sorriso de criança, bendizemos Tua ação em nossas vidas. Que neste tempo, possamos esquecer as discórdias, os rancores, possamos nos perdoar. Jesus querido, abençoa nossa família, cura os enfermos que houver, cura as feridas de relacionamentos.

Fazemos hoje o propósito de nos amar mais. Que neste Natal a benção divina recaia sobre nós. Amém!

Presépio do Santuário de Astorga

Venha prestigiar o presépio que estará em exposição na Igreja Matriz do Santuário N. Sra. Aparecida a partir desse domingo 28 de dezembro até o dia 06 de janeiro. Venha conferir!