Futuro do agro paranaense está na mãos dos jovens produtores que querem se manter no campo

Publicado em 25 nov 2022, às 16h30. Atualizado em: 30 nov 2022 às 10h24.

Sobram bons exemplos de sucessão familiar na segunda edição do Prêmio Orgulho da  Terra – uma realização do Grupo RIC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do  Paraná – IAPAR-Emater (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado  do Paraná (Ocepar). Movimento fundamental para o planejamento a longo prazo, a sucessão necessita o engajamento de toda a família para garantir os bons resultados de qualquer  empreendimento rural. 

Um dos cases que será avaliado pelos técnicos do Prêmio Orgulho da Terra é o de duas  irmãs que passaram a suceder os pais na produção de uvas. Juntas elas tornaram o local uma  referência em turismo rural. E a receita obtida está permitindo o reinvestimento na atividade e  melhoria significativa na qualidade de vida da família. Outro destaque é o do jovem de 18  anos, que foi emancipado aos 16, e já tem um papel fundamental na propriedade, que tem na  produção de leite a atividade principal. Mas o jovem produtor desenvolveu a diversificação com a produção de hortaliças, feijão, agroindústria de molhos e conservas. 

Da região de Carambeí, vem outro exemplo de turismo rural que ajudou a manter a  família no campo. Em meio à pandemia, os três irmãos decidiram inovar na propriedade, com um novo empreendimento que integra queijos e um lavandário. A propriedade já está Inserida na Rota das Lavandas do IDR-Paraná, oferece visitas técnicas guiadas, produtos cosméticos à  base de lavanda e produtos gastronômicos, tendo destaque para receita autoral do queijo de  lavanda.  

Também disputa a premiação um agrônomo que representa a continuidade do amor  pela terra. Ele é o atual administrador de uma propriedade de uma família com mais de 100  anos de história. Produtor de grãos, ele também atua na pecuária e favorece a empregabilidade de 20 pessoas que trabalharem e residem na localidade. São exemplos de  pessoas que, assim como seus antepassados, acreditam e investem no setor que mais alimenta  o Brasil e o Mundo e quer perpetuar esta história por gerações.  

No Prêmio Orgulho da Terra os técnicos avaliam desde as condutas que contribuem  para uma sociedade forte e diversificada, até as atitudes que destacam o compromisso com a  sustentabilidade e o crescimento econômico.

O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de Globoaves, C Vale Cooperativa e Itaipu Binacional. Uma realização do Grupo RIC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDPR-Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Saiba mais sobre a premiação em  ric.com.br/orgulhodaterra. 

O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de GloboavesC Vale Cooperativa e Itaipu Binacional.