Produtores encontram solução para esterqueiras e granjas nos bioestimuladores
O EmbioFert é um tratamento biotecnológico que acelera a decomposição de materiais orgânicos nas esterqueiras
No campo, um dos maiores desafios é a gestão dos resíduos gerados, especialmente nas atividades de criação de animais. O impacto ambiental é significativo, e há uma complexidade em lidar com o mau cheiro, os gases emitidos, as larvas e as moscas. Nesse contexto, essa atividade, que é tão vital para nossa vida e para a produção de alimentos, enfrenta desafios significativos quando se trata de sustentabilidade no campo. Muitos produtores encontram dificuldades em manter suas propriedades em conformidade com as normas ambientais, ao mesmo tempo em que asseguram a saúde dos animais e a viabilidade econômica de suas atividades. Nesse sentido, os bioestimuladores podem ser uma solução eficaz para as granjas.
Entre os maiores problemas enfrentados pelos criadores de bovinos e suínos, destacam-se a gestão do volume das esterqueiras e a formação de sedimentos e cascão. As esterqueiras são estruturas utilizadas em propriedades rurais para armazenar e tratar dejetos de animais, como fezes e urina, que são acumulados em lagoas ou tanques, onde passam por processos de decomposição natural. A produção de dejetos é constante, e o volume pode rapidamente ultrapassar a capacidade de armazenamento das esterqueiras. Além disso, os sedimentos e o cascão contribuem para a redução do volume útil das lagoas, dificultando o manejo dos dejetos.
Dessa forma, há uma necessidade de homogeneizar esses dejetos para que a retirada seja uniforme e o volume útil da lagoa seja retomado. Os produtores enfrentam desafios nessa prática, pois algumas soluções são trabalhosas e podem danificar a geomembrana das lagoas, como é o caso dos grandes agitadores mecânicos de trator e outros modelos. Embora esses agitadores ajudem na homogeneização, eles não realizam um trabalho constante que auxilie na decomposição do material orgânico da lagoa. Ou seja, tratam-se de soluções pontuais e não de um tratamento contínuo.
Arialdo Brestot, criador de vacas leiteiras no Rio Grande do Sul, vivenciava essa realidade. “Usávamos um homogeneizador mecânico para tentar dar conta dos dejetos, mas não funcionava. Sem contar que gastávamos muito tempo e dinheiro para transportar o material até a lavoura”, relata Arialdo.
Luciano Carra, suinocultor, enfrenta, além dos desafios já mencionados, outros problemas em sua propriedade. Os dejetos produzidos pelos leitões e vacas são direcionados para fossos, onde a decomposição desses materiais gera gases como amônia e dióxido de carbono, que estavam deixando os animais doentes. Esse cenário é particularmente problemático em épocas frias, quando as granjas precisam ser fechadas com lonas para proteger os leitões e vacas do frio. Como consequência, os produtores gastam muito em medicamentos para tratar pneumonias, encefalites e outras doenças nos leitões. A mortalidade e o prejuízo são altos.
“A limpeza dos fossos da granja de suínos demorava dias, e o cheiro dentro da granja era insuportável. Isso afetava tanto a saúde dos animais quanto a nossa”, explica Luciano. Ele, assim como Arialdo, encontrou soluções para esses problemas nos produtos da Embio.
Diante desses desafios, muitos produtores encontraram uma solução inovadora nos produtos da Embio, empresa de biotecnologia especializada no tratamento de esterqueiras e no controle ambiental de granjas. A Embio desenvolveu dois produtos principais que têm transformado a realidade no campo: o EmbioFert – Propulsor Embio mais o Embio 3100. O EmbioFert é um tratamento biotecnológico que acelera a decomposição de materiais orgânicos nas esterqueiras, transformando-os em biofertilizantes de alta qualidade. O propulsor Embio tem a função de homogeneizar e aerar a esterqueira, e juntamente com o Embio 3000, biotransformar o material, deixando-o mais líquido, mais fácil de ser transportado e espalhado na lavoura.
“O tempo de retenção mínimo dos dejetos para a decomposição natural é de 120 dias antes de serem dispostos no solo. No entanto, em muitas propriedades, é inviável esperar esse período, e se a retirada é feita antes do tempo adequado, há risco de contaminação dos solos e rios”, explica Marta Beatriz Horn Schumacher, gestora da Embio. Com o uso do EmbioFert, o processo é significativamente acelerado, permitindo que os nutrientes presentes nos dejetos sejam melhor aproveitados pelo solo e pelas plantas.
Fabio Pegoraro, bovinocultor e agricultor, viu sua propriedade se transformar com o uso do produto. “Antes, jogávamos os dejetos na lavoura, o que acabava queimando o trigo. Hoje, os dejetos são tratados e se tornaram um adubo que não queima mais a lavoura e deixa o solo mais fértil. É um investimento que se paga, pois elevou a produtividade”, afirma ele.
O Embio 3100 é um condicionador biológico de ambientes que melhora a sanidade nas granjas. “Ele reduz gases tóxicos, como amônia e CO2, controla o mau cheiro e diminui a presença de moscas e larvas”, explica Marta Beatriz Horn Schumacher. Luciano Carra destaca os benefícios do produto: “Com o Embio 3100, o cheiro diminuiu muito, e a saúde dos animais melhorou significativamente. Antes, tínhamos muitos problemas respiratórios nos leitões, mas agora quase não temos mais”.
O uso do Embio 3100 acelera a decomposição dos dejetos nos fossos das granjas, antes de serem transferidos para as esterqueiras, o que reduz o material sólido e facilita a limpeza das granjas. Lucas Heck, suinocultor do Rio Grande do Sul, costumava levar até dois dias para lavar as granjas. Com o uso do Embio 3100, meio dia é suficiente para realizar o serviço.
Como consequência da melhoria da ambiência proporcionada pelo uso do Embio 3100, a necessidade de antibióticos nos animais também é reduzida. Isso ocorre porque a melhora na qualidade do ar dentro das granjas diminui a incidência de doenças respiratórias em suínos e bovinos. O produto é aplicado diretamente sobre os dejetos presentes no ambiente, promovendo uma vida mais saudável e sustentável dentro das granjas.
Para conhecer mais sobre os produtos Embio, entre no site, acesse o Instagram ou assista aos depoimentos reais de produtores rurais no Youtube.