RN em pauta reúne economia, sustentabilidade e tecnologia no campo em sua estreia, no Show Rural Coopavel

Publicado em 14 fev 2023, às 12h23. Atualizado às 17h43.

O novo produto do Grupo Ric, o RN em Pauta, estreou em uma das maiores feiras do Brasil, que foi realizada do dia 6 ao dia 10 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná. O Show Rural Coopavel chegou em sua 35° com inúmeras novidades, e o Grupo Ric, que é o maior grupo de comunicação do Paraná, não poderia ficar fora dessa vitrine. O RN em Pauta tem patrocínio da Sicredi.

Com a ênfase no agronegócio, mas de olho nos desafios do campo, o Grupo RIC, em parceria com a Cooperativa de Crédito Sicredi, realizou um fórum de discussões para gerar conhecimentos e trocar informações sobre os temas que desafiam a sociedade e que foi transmitido através do RN em Pauta (vejo o vídeo completo da transmissão no fim da matéria).

Durante duas horas, o Painel 4.0: tech+green+colab reuniu especialistas em agricultura 4.0, economia circular, alta tecnologia aplicada ao campo e sustentabilidade. O mediador do fórum foi José Luiz Tejon, doutor em educação pela UDE/Uruguai, que é uma autoridade nacional e internacional e um propulsor do conhecimento no agronegócio.

“Sabemos tudo que tem que ser feito quando a gente conversa com as lideranças. É tudo, de infraestrutura, de tecnologia, acesso americanos internacionais, revisão tributárias, aspectos da velocidade com que gente tem que criar as infraestruturas, educação, o impulso a todo o setor, com relação a crédito, com relação inclusive ao setor industrial que está antes da porteira que está aqui presente neste Show Rural”, José Luiz Tejon.

Compuseram o fórum Dilvo Grolli, presidente Coopavel; Norberto Ortigara, secretário da Agricultura; Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel; Gilson Nogueira Farias, gerente de desenvolvimento de negócios do Sicredi PR/SP/RJ;  Anderson Sabadin, presidente da Primato; e Rosângela Reche, da Safeeds.

O futuro do agronegócio está totalmente ligado com a tecnologia, e discussão se norteou entre os projetos atuais, como o 5G e como isso impacta diretamente nos resultados operacionais de todo o segmento, no ambiente digital e na segurança jurídica.  Outros temas abordados foram a tecnologia como propulsora da cadeia produtiva em diversos portes; o cooperativismo de produção e de crédito como pilares fortes para o crescimento sustentável do agronegócio, e mercados externos.

Dilvo Grolli, anfitrião do evento, sabe da importância de discussões como essa promovida pelo Grupo Ric. “O fórum é muito importante, o 4.0 que nós temos que levar para o campo da tecnologia, da informações, que hoje está muito forte na indústria, no comércio, na prestação de serviço.  E precisa também levar essas ferramentas inovadoras e controles e também aumentar a eficiência da nossa produção.”

“O desafio é mostrar de fato aquilo que somos hoje. Nós podemos ser melhores em termos de mostrar uma cara sustentável para o mundo. O que é isso é fazer mais e melhor com menos dinheiro, com menos recursos do ambiente, poupar, economizar, fazer mais resultado gastando menos”, enfatiza Norberto Ortigara, secretário de agricultura do Paraná.

Sicredi 

No fórum, os participantes puderam conhecer o panorama atual do agronegócio brasileiro e ainda traçar as inúmeras mudanças e inovações para o futuro do setor. Dentre eles, o investimento no setor. “Nós temos que debater aqui as questões dos investimentos. A gente tá vivendo uma escassez de recursos oficiais, que sem dúvida alavanca, desenvolvem muito os agricultores e as cooperativas da região. E a gente precisaria de um apoio maior de investimentos aqui. Discutir investimento, é discutir tecnologia, tecnologia é agregar renda, é desenvolvimento. E colocar o agro do Brasil à frente”, Gilson Nogueira, gerente de desenvolvimento de negócios do Sicredi.

O Sicredi é primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. Há 120 anos é comprometida com a vida financeira dos associados e teve participação especial no fórum. Para saber mais sobre a cooperativa basta acessar o site (clique para acessar) ou acompanhar as redes no Facebook do Sicredi ou Instagram.

(RN em Pauta no Show Rural Coopavel 2023 | foto: Lidney Campiol)

Participantes

José Luiz Tejon – Mediador do fórum

Doutor em Educação pela UDE/Uruguai, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie, coordenador Agribusiness Center FECAP e Audencia Nantes França, além de Jornalista e Publicitário formado na Cásper Líbero. É também professor palestrante de diversas universidades brasileiras e do exterior. Atualmente é uma autoridade nacional e internacionalmente e um propulsor do conhecimento no agronegócio.

Dilvo Grolli –  Diretor na Coopavel

De vendedor de leite a presidente da 15ª  maior cooperativa do Brasil, que fatura mais de R$ 5 bilhões por ano, a Coopavel.

Anderson Sabadin – Presidente Priamato

Casado com Karina, pai de três filhos, Antonella, Catarina e Vicente. Concluiu o Mestrado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau, Especialização em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Inovação pelo ISAE e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paranaense. Participou no Programa de Liderança na Inovação do MIT. Cursou formação para executivos na Universidade de McGill, em Montreal, Canadá e na Universidade de Wisconsin Madison. Formou em Liderança na Washington American University. Atuou como professor da FURB, PUC e do ICSEC. É produtor rural, Presidente da Primato Cooperativa Agroindustrial, conselheiro de administração da Frimesa, conselheiro fiscal da UNITI, conselheiro do Comdet, conselheiro do POD, sócio do Giraffas.

Gilson Nogueira de Farias – gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ

Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi. Formado em Ciências Econômicas pelo Centro Superior de Ensino – CESUFOZ – Foz do Iguaçu. Pós graduado em negociação empresarial. Atuando há mais de 30 anos no Cooperativismo de crédito.

Norberto Anacleto Ortigara – secretário de agricultura do Paraná

Técnico agrícola e economista, com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar. É servidor público da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento desde 1978, onde ocupou as funções de pesquisador, gerente, coordenador, analista, diretor do Deral por duas vezes, diretor-geral por duas vezes e secretário de Estado de janeiro de 2011 a abril de 2018, e de janeiro de 2019 até agora. Também foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba por cinco anos.

Paulo Orso –  presidente do Sindicato Rural de Cascavel

Nascido em Sertão, Rio Grande do Sul, em 1955, Paulo Roberto Orso é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Fundação Luiz Meneguel, em Bandeirantes, Norte do Paraná. Participou como integrante, diretor e dirigente de várias instituições de Cascavel e região Oeste do Paraná; foi secretário municipal de Meio Ambiente na Gestão do Ex-Prefeito Salazar Barreiros. Foi vice-presidente da Faep e Presidente do Núcleo Regional do Oeste do Paraná do Sistema Faep/Senar-PR, onde hoje atua como conselheiro. Atualmente, é presidente do Sindicato Rural de Cascavel. Casado com Maria Beatriz Orso, é pai de dois filhos e avô de cinco netos.

Rosângela Reche – gerente de marketing da Safeeds

Rosângela Reche, 47 anos, casada, mãe de 3 filhos, empresária do agronegócio,  publicitária formada pela UNIP (Universidade Paulista) com especialização na ESPM – Escola Superior de Publicidade e Propaganda, Atuou por vários anos como jornalista, colunista social, apresentadora de tevê e professora universitária, além de diretora e secretária municipal de cultura.

Hoje é sócia proprietária e gerente de marketing da Safeeds, empresa 100% brasileira que produz bioativos naturais para nutrição e saúde animal.  Grande entusiasta pelo estudo de marcas e tudo que é relacionado ao marketing e criação de nomes de marcas, Rosângela já acumula mais de 120 nomes de marcas criadas e registradas.

É especialista em Personal Branding, entusiasta do METAVERSO tendo se formado em 2022, na primeira escola do Metaverso do Brasil, se tornando também mentora digital e palestrante com a sua palestra: “Como vender o seu peixe”.

Ric Rural

No Paraná, o Ric Rural Hub é a plataforma do agronegócio do Grupo Ric. O Grupo Ric acompanha de perto todas as tendências do país e do mundo e proporciona um espaço para a troca de conhecimentos e debates enriquecedores. Por isso, traz o agronegócio ao cerne de sua pauta, produzindo conteúdos multiplataformas para a televisão, rádio e digital, além de eventos que geram integração entre os principais públicos-alvo do setor. 

Todas essas ações de comunicação e mídia formam a plataforma Ric Rural Hub. O evento teve transmissão ao vivo e está disponível no canal Ric Rural no Youtube. Confira abaixo: