Dedicação e orgulho movem os profissionais da limpeza urbana de Curitiba

Publicado em 20 nov 2023, às 10h59. Atualizado às 11h00.

Ao longo das últimas três décadas, Curitiba se consolidou mundialmente como um exemplo de sustentabilidade, especialmente pelo cuidado com a gestão do lixo. Desde a implantação da coleta seletiva dos resíduos recicláveis, em 1989, a cidade ocupa posição de pioneirismo no setor e foi diversas vezes premiada pelo cuidado com o meio ambiente. Também é reconhecida pela limpeza de suas ruas, algo elogiado em todas as pesquisas com moradores e turistas que visitam a capital paranaense.

A cada dia são recolhidas cerca de 2,5 mil toneladas de lixo comum e outras 36 toneladas de lixo reciclável em Curitiba e região metropolitana. Trabalho que fica a cargo dos mais de 2,4 mil funcionários que atuam na limpeza pública, em diversas funções. Gente que, além de deixar as ruas limpas, colabora com a saúde de toda a população, evitando o surgimento de pragas urbanas que podem transmitir doenças.

Esses profissionais têm em comum a dedicação ao trabalho e o orgulho por saber da importância de seus afazeres para toda a sociedade. São pessoas como José Machado do Bonfim, auxiliar de manutenção da limpeza pública, que não esconde o orgulho por fazer parte da equipe que contribui para o reconhecimento da cidade nesta área. 

“Nós somos considerados hoje a cidade mais limpa do país inteiro. Então para nós é um orgulho estarmos fazendo esse bom trabalho por Curitiba”, resume.

Trabalhando na limpeza pública há quase 30 anos, Gerson Cardozo, encarregado de operações do setor de limpeza especial, que cuida das praças, parques e calçadões, entre outros equipamentos urbanos de Curitiba, lembra das oportunidades que o trabalho proporciona. 

“Estou na empresa desde outubro de 1995 e hoje trabalho no setor de limpeza especial, fazendo a lavagem de calçadões. Pra mim é muito gratificante porque nosso pensamento sempre é crescimento para poder dar até pra família um conforto maior”, conta.

Já para o varredor Antônio Lopes Cordeiro, a chance de poder trabalhar na limpeza da cidade foi um divisor de águas em sua vida. “Eu era um moleque de rua e Deus me deu uma oportunidade de mudar a minha vida. Ter minha família, ter minha casa, ter meu carro. Não é para qualquer um hoje né”, explica.

A mesma dedicação à profissão move a também varredora Janete da Aparecida Nascimento, que poderia estar aposentada, mas segue trabalhando diariamente na limpeza das calçadas.

“Sempre me perguntam por que estou trabalhando com esta idade? Eu falo que é porque eu gosto. Eu gosto de manter a cidade limpa”, afirma a experiente profissional, feliz com o reconhecimento que recebe dos moradores.

Reconhecimento que vem também da prefeitura e da Estre, empresa responsável pelo gerenciamento da limpeza urbana e da coleta e processamento do lixo em Curitiba e região. Como conta a varredora Valéria Ribeiro de Lima.

“A Estre proporcionou uma qualidade de vida pra mim, pra minha família, pros meus filhos. Eles sabem como somos importantes para o meio ambiente e ficam muito felizes por isso”, destaca.

OFERECIMENTO: 

ESTRE – Lixo é só o começo.